Mestrado Profissional
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB
03/2021
24/10/2023 14:00h
Recife-PE
Linha de Pesquisa 2: Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Aprovado 06/06/2023 “EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA-PB”
ESEF/UPE
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Português
Educação Infantil;Desenvolvimento;Currículo;Educação Física;Abordagem Crítico-Superadora.
Neste estudo, buscamos nos debruçarmos nos documentos e orientações curriculares
da educação infantil e da educação física da rede municipal de João Pessoa-PB e à
luz de um estudo descritivo documental analisar as propostas sob os aspectos
teóricos da pedagogia histórico-crítica, da psicologia histórico-cultural e da abordagem
crítico-superadora. Como objetivos tratamos de analisar os documentos curriculares
que servem de base ao ensino da Educação Física na Educação Infantil, avaliar os
nexos e relações entre as teorias imbricadas, compreender os fundamentos de base
da ACS e reconhecer as bases de sustentação das diretrizes da educação infantil do
município de João Pessoa-PB. Para isso, foi realizada a análise de conteúdos
categorial temática das propostas curriculares listadas acima, fundamentando-nos em
Bardin (2016) e Souza Júnior et al (2020). Diante do exposto, verificamos que os
documentos da educação infantil do município de João Pessoa-PB possuem nexos e
relações com PHC, PHcult e ACS em alguns aspectos, porém nega o conhecimento
da cultura corporal na series iniciais da educação infantil (berçário e crianças bem
pequenas), pois o processo de assimilação/sequenciação e compreensão da cultural
corporal poderia ser iniciado já na tenra idade na busca da identificação dos dados da
realidade.
Ações | Ordem | Examinador | |||
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1 | MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR | ||||
2 | Ana Rita Lorenzini | ||||
3 | ROBERTA DE GRANVILLE BARBOSA | ||||
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