Mestrado Profissional
A DINÂMICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o contexto de uma Escola de Referência de Pernambuco
03/2021
26/10/2023 15:30h
RECIFE/PE
Linha 3 - Educação Física no Ensino Médio
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
BE/ESEF; BU/UFPB
1
72
Português
Currículo, Educação Física escolar, Educação Integral, Escola de Referência, Novo Ensino Médio.
Essa dissertação tem como objeto de estudo a dinâmica curricular da Educação Física
escolar com as mudanças impostas pela reforma do Ensino Médio. Buscamos
responder a seguinte pergunta: como se deu a dinâmica curricular da Educação Física
escolar no Novo Ensino Médio diante dos documentos e da realidade da escola onde
o professor-pesquisador trabalha? Assim, definimos como objetivo geral: analisar a
dinâmica curricular da Educação Física escolar no Novo Ensino Médio Integral no
contexto de uma Escola de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco.
Para isso, trilhamos os objetivos específicos: descrever, no polo da normatização do
Novo Ensino Médio, a estruturação curricular numa Escola de Referência em Ensino
Médio do Estado Pernambuco; discorrer sobre o trato com o conhecimento da
Educação Física escolar no processo de seleção e organização dos conteúdos;
comparar, no tocante da proposta curricular e do tempo e espaço pedagógicos, a
normatização e organização escolar do antigo e do Novo Ensino Médio na
especificidade da Educação Física escolar. Para alcançar os objetivos definidos
desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliográfica, com análise descritiva dos
dados e de abordagem qualitativa. Recorremos à produção acadêmica, através de
artigos científicos, e a documentos nacionais, estaduais e da escola, tais como: Leis,
Decretos, Instruções Normativas, Portarias, planejamentos bimestrais, orientações,
prescrições e organizações curriculares. Ao concluir a pesquisa notamos que o poder
de escolha que o estudante do Novo Ensino Médio deveria ter não é materializável,
fragilizando a formação e tirando o lugar de componentes curriculares histórica e
socialmente consolidados para dar destaque aos Itinerários Formativos, as eletivas e
as atividades complementares. No caso da Educação Física escolar, tivemos a
redução da quantidade de aulas, dos conhecimentos e dos objetivos ligados aos
conteúdos, diminuindo de maneira significativa o contato dos estudantes com os
elementos da cultura corporal através dos saberes escolares da formação comum.
Caso essa política não seja revogada quanto antes e se tenham discussões para o
estabelecer novas orientações para o Ensino Médio, projetamos que a Educação
Física escolar perderá significativamente o seu lugar no desenvolvimento da formação
crítica dos estudantes por conta da impossibilidade de tratar os elementos da cultura
corporal de forma aprofundada, e os estudantes sairão das escolas públicas com uma
formação defasada e distante do pensamento crítico e do aprofundamento nos
conhecimentos escolares, com poucas condições de continuar os estudos e de
acessar boas oportunidades profissionais, os levando para o exercício das atividades
profissionais mais básicas, servindo aos objetivos do mercado e dando continuidade
à submissão social.
Ações | Ordem | Examinador | |||
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1 | KADJA MICHELE RAMOS TENORIO | ||||
2 | MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR | ||||
3 | Álvaro Rego Millen Neto | ||||
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