O evento quer mostrar que boa parte dos “desperdícios” são perfeitamente comestíveis - Banner: Divulgação
A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) Dionísia Nagahama participará do evento gastronômico de conscientização sobre desperdícios de alimentos, o Disco Xepa, no próximo sábado (29/04), das 8h às 13h, no Mercado Adolpho Lisboa em Manaus.
O Disco Xepa tem objetivo de conscientizar a população para o problema global do aumento de alimentos desperdiçados por supermercados, feiras e consumidores. A preparação dos alimentos começa pela triagem dos legumes e frutas, separando os alimentos aptos para o consumo e os que servirão de alimentação semanal dos animais que vivem sob os cuidados do Bosque da Ciência do Inpa, explica a pesquisadora.
Os voluntários organizam e higienizam os alimentos que sobram no fim das feiras, como frutas, verduras e legumes descartados, conhecido como xepa, por conter pequenas imperfeições, mesmo ainda aptos para o consumo.
A maior contribuição social para a realização deste evento é a segurança alimentar nutricional. Enquanto muitas pessoas passam fome, outras acabam desperdiçando alimentos fora do padrão comercial. Agricultores e feirantes descartam alimentos por não terem valor comercial e grande parte dos consumidores adotam a mesma atitude por acharem que os alimentos estão fora do padrão de consumo, ressalta a pesquisadora.
Disco xepa
O evento é gratuito e promovido pela comunidade Slow Food em Manaus, composta por representantes comprometidos com a causa. Conta com a parceria do Inpa, da Secretaria de Estado de Produção RuraL (SEPROR), por meio do Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e voluntários das faculdades e instituições públicas e privadas.
Além de ensinar como aproveitar bem os alimentos, o evento gastronômico contará com apresentações artísticas e musicais e pretende atrair jovens, estudantes, crianças, idosos, cozinheiros e todos os simpatizantes da causa.
O Slow Food é um movimento internacional que valoriza os alimentos regionais, a agroecologia, a biodiversidade e a cultura alimentar local, pois se baseiam na ideia de que o alimento significa contentamento, cultura e harmonia. Sendo organizada por pessoas de diferentes faixas etárias, de crianças a adultos.
Dionísia Nagahama é coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologia de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Norte (CCTSSAN-Norte). O Centro tem a finalidade de articular iniciativas no ensino, na pesquisa e na extensão em segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação e à nutrição adequada, por meio do uso de alimentos regionais e plantas alimentícias não convencionais e a promoção de ações para fortalecer a agricultura familiar.
O Disco Xepa está recebendo inscrições de voluntários para participarem na organização do evento. Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJGWr1httocCN8Om-OSi_1tUZQgl1GJAifeOviwr7xD2ziMQ/viewform?usp=sf_link