ATENÇÃO: Todos os procedimentos para inscrição na disciplina de Ecologia Numérica serão feitos online.

Período de Inscrição: de 11 a 30 de outubro de 2021 (até as 23:59).

Para os estudantes de mestrado e doutoradodo BADPI:(clique aqui para baixar formulário).


Após preencher o formulário, assinar e colher a assinatura do(a) orientador(a), digitalizar este formulário e salvá-lo em FORMATO PDFe encaminhá-lo seguindo as instruções (clique aqui para instruções de encaminhamento).


Para estudantesespeciais (de outros PPGs do INPA ou de fora do INPA): baixar o formulário (clique aqui) preencher, colher as assinaturas solicitadas e salvar (.PDF), juntar o diploma de graduação, mestrado ou doutorado, conforme seu caso e encaminhar seguindo as instruções em: (clique aqui para instruções de encaminhamento)


OBS:Não serão aceitas matrículas em formulário impresso ou encaminhadas de outras formas que não as acima citadas.

ECOLOGIA NUMÉRICA

Ministrante: Dr. Mauro J. Cavalcanti (Ecoinformatics Studio, Caixa Postal 18123, CEP 20720-970, Rio de Janeiro, RJ, E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. )

Objetivos: Apresentar aspectos teóricos e práticos de ecologia numérica, compreendida como toda aplicação de métodos numéricos e procedimentos computacionais na análise de dados ecológicos.

Programa: Introdução: Métodos numéricos em ecologia. Dados quantitativos e qualitativos. Matriz de dados. Análise de diversidade: Índices de diversidade. Curva de rarefação. Coeficientes de similaridade por associação, distância e correlação.

Escolha do coeficiente de similaridade. Matriz de similaridade. Testes de associação de matrizes. Análise de similaridade. Porcentagem de similaridade. Combinação de variáveis. Análise de agrupamentos: Métodos aglomerativos e divisivos. Escolha do método de agrupamento. Técnicas de ordenação: Análise de componentes principais, análise de correspondências, escalonamento multidimensional, análise discriminante, análise canônica. Séries ecológicas: análise de séries temporais e espaciais, análise espectral, autocorrelação, periodogramas, correlogramas.

Métodos e Técnicas: Apresentação de conceitos teóricos e demonstrações práticas em computador.

Participantes: Estudantes de  pós-graduação ou que já tenham graduação.

Número de Participantes: Mínimo de 5, máximo de 20 alunos.

Pré-requisitos: Conhecimento básico de métodos estatísticos univariados e multivariados. Conhecimento operacional da linguagem de programação e do ambiente computacional para cálculos estatísticos e gráficos R.

Período: 22 a 26 de novembro de 2021

Horário: 09:00-12:00 e 13:00-17:00

Duração: 15 horas.

Créditos: 1 crédito.

 

Go to top Menu