Projeto de pesquisa de doutoranda do BADPI/INPA é aprovado em Edital “Mulheres das Águas” da FAPEAM.

A aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Biologia de Água Doce e Pesca – BADPI/INPA, Jomara Cavalcante de Oliveira, teve seu projeto aprovado pelo Governo do Estado do Amazonas, via Programa “Mulheres das Águas” – EDITAL No. 007/2022, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Em seu projeto intitulado: “EFEITO DA ALTERAÇÃO DA VEGETAÇÃO RIPÁRIA SOBRE A COMPOSIÇÃO E A ESTRUTURA FUNCIONAL DA ICTIOFAUNA DE IGARAPÉS EM ÁREAS PRISTINAS”, juntamente com suas orientadoras, pretende avaliar o impacto da perda de vegetação ripária na composição e na estrutura funcional da ictiofauna em igarapés do município de Tefé.

Um grande incentivo para a submissão da proposta surgiu na disciplina de Seminário de Área III, ministrada pela Dra. Vera da Silva e pelo Dr. Jeff Podos. A disciplina propõe orientar como preparar uma proposta científica para ser bem sucedida, identificar os pontos chaves de um Edital e entender o que desperta o interesse do avaliador ou da agência de fomento. E com a orientação dos professores, foi possível elaborar de forma sucinta e esclarecedora o motivo de precisar do investimento. Jomara Oliveira fez seu mestrado no PPG BADPI/INPA, é natural de Tefé, e é pesquisadora associada ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que tem sede no município. A colaboração de pesquisa entre duas grandes instituições, sendo elas Instituto Mamirauá e o INPA, que juntas aportam pesquisadores nacionais e internacionais, amplia a possibilidade de publicar os resultados em periódicos internacionais de alto fator de impacto, dando visibilidade mundial para as pesquisas desenvolvidas no interior do Amazonas.

Sobre o Edital Mulheres das Águas

O Programa MULHERES DAS ÁGUAS/FAPEAM é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da FAPEAM, direcionada à participação de pesquisadoras como coordenadoras de projetos no interior do Amazonas para valorização e reconhecimento do protagonismo da mulher no Sistema Local de Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I nas diversas áreas do conhecimento. Com a proposta aprovada é possível seguir com as atividades de campo e laboratório de forma mais tranquila, cientes que não faltarão suprimentos para finalizar a pesquisa.

Go to top Menu