Pesquisadores de destaque no país tiveram seus trabalhos reconhecidos com o resultado da chamada nº 18/2024 do CNPq. Entre os contemplados, sete são do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI): Adriano Lima, Luiz Antonio Candido, Maria Inês Higuchi, Neusa Hamada, Ricardo Marenco, Rosemary Roque e Rosaly Ale-Rocha.
O diretor do Inpa, Henrique Pereira, também foi contemplado, por meio de projeto submetido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde atua como docente e pesquisador.
As bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) reconhecem e incentivam pesquisadores de destaque, fomentando pesquisas de alto impacto e soluções de relevância social. No Inpa, os bolsistas atuam em áreas estratégicas como zoologia, ecologia, botânica, entomologia, psicologia e microbiologia.
Entre os destaques está Neusa Hamada, que renovou a bolsa nível A — a mais alta da categoria — com projeto sobre insetos aquáticos e divulgação científica. Atualmente, o Inpa conta com 22 bolsistas PQ, sendo 45% mulheres, percentual que vem crescendo na última década.
O resultado reafirma o protagonismo do Inpa na ciência amazônica e o compromisso da instituição com a excelência na pesquisa e na formação de novas gerações de cientistas.