
A ciência da Amazônia ganha novos reforços de peso!
É com muito orgulho e entusiasmo que celebramos a chegada dos novos pesquisadores do INPA e a entrada de novos docentes no PPG-CLIAMB!
Essa conquista fortalece ainda mais as nossas pesquisas e marca uma nova fase de crescimento e excelência no programa. Conheçam quem chega para somar (e fazer acontecer!):
Dra. Aline Corrêa de Sousa — Meteorologia e Meio Ambiente.
Dra. Aurora Miho Yanai Nascimento — Mudança de Uso da Terra e Dinâmica do Desmatamento.
Dr. Cleo Quaresma Dias Junior — Micrometeorologia de ecossistemas florestais e Mudanças climáticas (já professor titular, agora também reforçando essa nova fase junto ao INPA/PPG-CLIAMB).
Dr. Israel de Jesus Sampaio Filho — Hidrologia florestal e Modelagem hidrológica.
O INPA e o PPG-CLIAMB se renovam com o talento de vocês! Estamos ansiosos pelas trocas, pelas novas publicações e pelo impacto real que vem por aí — para a ciência e para a conservação do nosso bioma.
Parabéns pela conquista, pesquisadores! Ocupem seus espaços com excelência.
A casa é de vocês!
Coordenação PPG CLIAMB - INPA/UEA

A pesquisadora Aline Corrêa de Sousa, colaboradora e egressa do PPG-CLIAMB, participou do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH 2025), realizado de 23 a 28 de novembro de 2025, em Vitória (ES), representando o PPG-CLIAMB/INPA–UEA.
No evento, apresentou o trabalho “Projeções de extremos de precipitação para o período de 2006–2040 na bacia do Rio Machado (RO)”, baseado em projeções climáticas para avaliar a evolução de índices de extremos de precipitação e suas implicações para riscos hidrológicos e planejamento na Amazônia.
A participação reforça a presença do PPG-CLIAMB em espaços técnico-científicos de alto impacto e fortalece a difusão da ciência produzida na região.

Participação no Simposio Internacional Clima y Resiliencia 2025!
O discente Eduardo Noriega, do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (Cliamb/INPA–UEA), apresentou o trabalho:
“El río Amazonas en Óbidos (Pará, Brasil): panorama hidrológico utilizando mediciones directas de caudal”
A pesquisa aborda o comportamento hidrológico do rio Amazonas na região de Óbidos (PA), destacando a importância das medições diretas de vazão para compreender a dinâmica fluvial e suas implicações no monitoramento hidrológico da maior bacia hidrográfica do planeta.
A apresentação integrou as atividades do II Simposio Internacional Clima y Resiliencia: El futuro se hace presente, realizado de 3 a 7 de novembro de 2025, em Santiago e Viña del Mar (Chile), evento promovido pelo Centro de Ciencia del Clima y la Resiliencia (CR2).