Programa de Pós-Graduação em Ecologia

Formando recursos humanos qualificados e com sólida experiência prática em Ecologia, visando contribuir ao conhecimento científico e ao desenvolvimento da Amazônia. O Curso de Ecologia do Programa de Pós Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais (PPG-BTRN) do INPA tem como objetivo maior formar recursos humanos bem qualificados e com sólida experiência prática em pesquisa científica em ecologia de ambientes tropicais que possam contribuir ao conhecimento da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O Curso de Pós-graduação em Ecologia tem preparado profissionais de alto nível que hoje trabalham em IES da região (por exemplo, INPA, UFAM, UTAM, MPEG, UFAC, UEA, UNI Nilton Lins); órgãos públicos (por exemplo, EMBRAPA, IBAMA, INCRA, Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas), e entidades do terceiro setor (por exemplo, Fundação Vitória Amazônica, WWF, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Conservation International, Wildlife Conservation Society).

As pesquisas desenvolvidas pelo INPA contemplam estudos sobre a estrutura e funcionamento de ecossistemas amazônicos, como as florestas de terra-firme, as campinas, as savanas, as várzeas, os igapós, os rios e lagos. Os estudos também incluem a análise dos efeitos de intervenções de origem antrópica nestes sistemas naturais. Consequentemente, os estudos desenvolvidos no Curso de Ecologia procuram abordar estes temas; desde os aspectos mais básicos, como o zoneamento da biodiversidade, ecologia de populações e comunidades de plantas e animais, até estudos de Ecologia sistémica e Conservação, como aqueles sobre ciclos biogeoquímicos, fluxo de carbono na cadeia alimentar, causas e efeitos do desmatamento, efeito do fogo, fragmentação florestal, taxas de erosão do solo, capacidade de suporte do ecossistema, poluição ambiental, impactos de grandes barragens, impacto de derramamento de petróleo em ambientes naturais, impacto do manejo florestal sobre flora e fauna, fatores que afetam a regeneração natural da floresta, recuperação de áreas degradadas, e manejo florestal e fauna silvestre. O objetivo do curso é que os ecólogos aqui formados sejam capazes não somente de entender as interações entre os seres vivos e os fatores que afetam a sua distribuição e abundância, mas também de conhecer o funcionamento dos ecossistemas e de identificar alternativas e soluções para as diferentes formas de impacto antrópico sobre as populações (humanas inclusive), comunidades e ecossistemas amazônicos. No decorrer do tempo, a ênfase dos trabalhos do Curso foi se deslocando do conhecimento básico dos ecossistemas amazônicos para o seu manejo racional e os impactos das diversas formas de intervenção humana. Atualmente, o zoneamenteo ecológico/econômico, o manejo de fauna silvestre, e o uso racional da biodiversidade amazônica estão dentro dos objetivos de diversos projetos de pesquisa conduzidos por docentes do Curso de Ecologia, não só para gerar conhecimento científico mas também, para treinamento de estagiários estudantes, e professores desta e de outras instituiçôes. 

Organização

INFRAESTRUTURA

As instalações físicas do curso se encontram no Departamento de Ecologia do INPA (CPEC). O curso dispõe de 4 salas - duas de 18 m2 abrigam a secretaria e a sala de informática do curso, e duas de 36 m2, onde funcionam a sala de estudo dos alunos e a sala de aula. A sala de informática conta, atualmente, com 12 computadores para uso geral dos alunos. Cinco computadores estão conectados à internet. Além disso, os alunos contam com os recursos de informática de seus orientadores. Todas as salas são climatizadas. A sala de aula tem a disposição um projetor multimídia, um retroprojetor e equipamento para projeção de vídeos. O curso conta com o apoio da CPEC, principalmente no uso dos veículos 4x4, de laboratórios e salas de triagem e armazenamento de material, do acervo bibliográfico dos pesquisadores e dos recursos de reprografia do departamento. Quando necessitamos sala de maior capacidade, usamos o auditório da biblioteca do INPA ou o auditório do Projeto LBA (capacidade 50 pessoas).

Além dos veículos da CPEC, o curso conta, sempre que necessário, com o apoio de veículos dos Projetos LBA e PDBFF, e do Setor de Transporte do INPA, que conta com um microônibus e um ônibus.

Os alunos do curso tem acesso aos seguintes laboratórios de uso geral do INPA:
- Laboratório de Geoprocessamento - SIGLAB http://www.inpa.gov.br/siglab
- Laboratório Temático de Solos e Plantas - LTSP (análises físico-químicas de solos, água e plantas)
- Laboratório Temático de Biologia Molecular - LTBM (análises de genética molecular)
- Laboratório Temático de Águas - LTA (análises físico-químicas de água e limnológicas)
- Laboratório Temático de Microscopia Eletrônica - LTME

Além disso, os alunos que realizarem sua dissertação ou tese com os docentes abaixo tem acesso aos seguintes laboratórios de seus grupos de pesquisa:
- Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular - LEEM (Adalberto Val e Vera Val)
- Laboratório de Biologia Aquática (Bruce Forsberg)
- Laboratório de Bioquímica do Solo (Flávio Luizâo e Regina Luizão)
- Laboratório de Genética e Biologia Reprodutiva de Plantas (Rogério Gribel)
- Laboratório de Limnologia (Ilse Walker) (este laboratório foi posto a disposição de todos os alunos que trabalham com Biologia Aquática pela Dra. Walker)
- Laboratório de Sementes (Isolde Ferraz)
- Casa da Vegetação (Flávio Luizão) (processamento e análise macroscópica de liteira)

A biblioteca do INPA <http://biblioteca.inpa.gov.br> tem um dos maiores acervos de bibliografia sobre a Amazônia, incluindo obras raras e publicações de difícil acesso (revistas de circulação regional da região Norte e de outros países da bacia amazônica). O INPA fornece acesso ao portal de periódicos da CAPES e a outras bases bibliográficas online, que podem ser acessadas através do website da biblioteca ou de qualquer computador conectado a rede interna do instituto.

A partir da década de 90 as revistas mais relevantes na área de Ecologia passaram a ser adquiridas diretamente por pesquisadores do Departamento de Ecologia do INPA (CPEC), que as colocaram a disposição para consulta por outros interessados. Isso facilitou muito o acesso dos alunos do curso a estes periódicos, porque o Departamento de Ecologia e a Biblioteca se encontram em campi diferentes e distantes fisicamente. Atualmente, os periódicos disponíveis na CPEC são:

ACTA AMAZONICA
AMAZONIANA
AMBIO
AMPHIBIA REPETILIA
ANIMAL CONSERVATION
ANNUAL REVIEW OF ECOLOGY AND SYSTEMATICS;
APPLIED SOIL ECOLOGY
ARARAJUBA
AUSTRALIAN J. OF ECOLOGY
BIOLOGY AND FERTILITY OF SOILS
BIOTROPICA
CANADIAN JOURNAL OF SOIL SCIENCE
CIÊNCIA & CULTURA
CONSERVATION BIOLOGY
COPEIA
ECOGRAPHY
ECOLOGICAL MONOGRAPHS
ECOLOGY
FLORA NEOTROPICA
FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT
FOREST PRODUCTS JOURNAL
FOREST SCIENCE
FOREST SCIENCE MONOGRAPHS
HERPETOLOGICAL JOURNAL
HERPETOLOGICAL REVIEW
HYDROBIOLOGIA
INSECTS SOCIAUX
JOURNAL OF ANIMAL ECOLOGY
JOURNAL OF ECOLOGY
JOURNAL OF HERPETOLOGY
JOURNAL OF MAMMALOGY
JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY
JOURNAL OF ZOOLOGY
LIMNOLOGY AND OCEANOGRAPHY
NATURE
NEW PHYTOLOGIST
OECOLOGIA
OIKOS
PEDOBIOLOGIA
REV. BRAS. CIÊNCIA DO SOLO
REV. BRAS. DE ECOLOGIA
REVISTA ESPAÑOLA DE HERPETOLOGÍA
SOIL BIOLOGY & BIOCHEMISTRY
SOIL SCIENCE
SYSTEMATIC ZOOLOGY-WASHINGTON
WATER RESOURCES RESEARCH
WILSON BULLETIN
ZOOLOGICAL RECORD-INSECTA
ZOOLOGICAL RECORD-MAMMALIA

INFRAESTRUTURA DE CAMPO

Grande parte das pesquisas de pesquisadores e alunos são desenvolvidas nas Reservas Biológicas e Estações Experimentais de pesquisa do INPA. As três principais Reservas Florestais do INPA (Reserva Ducke, ZF-2 e Reservas do PDBFF) estão localizadas a até 90km de Manaus, têm acesso via estrada asfaltada e contam com alojamento, refeitório, equipamento de rádio e transporte regular. Na Reserva Ducke (10.000 ha) foi implantada uma grade de trilhas de 1x1 km de 64km2, 72 parcelas permanentes de amostragem e 4 alojamentos avançados com capacidade para 20 pessoas. As três reservas acima possuem status de sítio PELD (Pesquisa Ecológica de Longa Duração), equivalente nacional aos sítios LTER (Long Term Ecological Research Sites). A Reserva Ducke é o primeiro site do PPBio-Amazônia <http://ppbio.inpa.gov.br/>.

Localização de algumas reservas do INPA em relação a Manaus e a BR-174:
1 - Reserva Biológica do Cuieiras
2 - Estação Experimental de Silvicultura Tropical
3 - Reserva da Campina
4 - Reserva Florestal Walter Egler
5 - Reserva Florestal Adolpho Ducke

Muitas teses e dissertações do curso investigando efeitos de borda e de fragmentação da floresta têm sido desenvolvidas nas reservas do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) <http://pdbff.inpa.gov.br>. O projeto fornece transporte, mateiros, alimentação e acampamentos para os alunos nele integrados. O PDBFF é apoiado pelo convênio INPA/Smithsonian Institution desde 1980, e também organiza e apoia a Disciplina Ecologia da Floresta Amazônica, realizada anualmente durante um mês, com docentes convidados de outras IES e do exterior. Este curso é muito procurado por candidatos do Brasil e do exterior.

O Projeto LBA (Large-Scale Biosphere-Atmosphere Experiment) <http://lba.inpa.gov.br/lba/> montou uma torre climatológica completa na Reserva ZF-2, instrumentou uma bacia hidrográfica e um poço profundo para estudos de química do solo, além de fazer a manutenção dos equipamentos do Laboratório Temático de Solos e Plantas (LTSP).

O INPA também possui quatro Bases Flutuantes de Pesquisa: Tarumã, Marchantaria, Catalão e Lago Calado, além de dois barcos de grande e médio porte providos com laboratórios e alojamento para até 40 pessoas, que são usados para pesquisa e ministrar cursos de campo.

PROJETOS INSTITUCIONAIS

Grande parte do corpo docente do Curso realiza pesquisas dentro de convênios nacionais e internacionais ou projetos conjuntos com outras instituições. Estes também vêm financiando os trabalhos de vários alunos. Vários professores do corpo docente do Curso atuam como coordenadores destes convênios.

Os principais projetos institucionais vigentes no INPA atualmente, nos quais atuam docentes do curso, são:

PROGRAMA PPBIO - Em 2004 foi instalado o Programa de Pesquisa em Biodiversidade do INPA (PPBio/INPA), financiado pelo MCT. Promove a criação de infraestrutura de pesquisa e capacitação de recursos humanos para pesquisa em áreas afastadas dos polos de pesquisa científica na Amazônia. A estratégia consiste no estabelecimento de núcleos regionais, coordenados pelo INPA como núcleo executor. Em 2005 se estabeleceu o Núcleo Regional de Roraima, com base na UFRR e participação do IBAMA e da EMBRAPA de Roraima. Está em fase de estabelecimento o NR de Rondônia, com base na UNIR e o NR do Acre, com base na UFAC, ambos com participação do IBAMA e da Embrapa de cada estado (William Magnusson coordena o Componente Inventários do PPBio/INPA; participam Albertina Lima e Flávia Capellotto Costa) - http://ppbio.inpa.gov.br

PROJETO PDBFF - Convênio CNPq / INPA / Smithsonian Institution (EUA) - Projeto: Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (coordenado por Regina Luizão; participam Henrique Nascimento, Eduardo Venticinque, Rita Mesquita, Gonçalo Ferraz e Flávio Luizão) - http://pdbff.inpa.gov.br

PROJETO LBA - Projeto Guarda-Chuva LBA - Large Scale Biosphere-Atmosphere Interactions in the Amazon Basin. (MCT/INPE/NASA/Comun. Européia) (coordenado por Flávio Luizão; participam Philip Fearnside, Arnaldo Carneiroo, Rita Mesquita, Bruce Nelson, Bruce Forsberg, Niro Higuchi, Regina Luizão, Maria Teresa F. Piedade e Eduardo Venticinque) - http://lba.inpa.gov.br/lba/

PROJETO PELD - Projeto Ecológico de Longa Duração (Site 01 - Manaus), inserido no “International Long Term Ecological Research Program - ILTER”, que conta com 21 países (coordenado por Flávio Luizão; participam William Magnusson, Albertina Lima e Regina Luizão) - http://peld.inpa.gov.br

PROJETO TEAM - Convênio INPA/Conservation International - Projeto TEAM (participam Mario Cohn-Haft, Flávio Luizão, Eduardo Venticinque e Wilson Spironello) - http://www.teaminitiative.org

REDE CTPETRO - Projeto CTPetro Amazônia - financiado pela FINEP, coordenado pelo INPA - visa obter e divulgar novos conhecimentos que permitam identificar, avaliar, eliminar ou minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente, das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia Brasileira (participam Bruce Forsberg, Adalberto Val, Vera Val e Maria Teresa F. Piedade) - http://projetos.inpa.gov.br/ctpetro

PROJETO Ecologia de Áreas Alagáveis - Convênio INPA/Max-Planck-Institut (coordenado por Maria Teresa Fernandez Piedade)

PROGRAMA SHIFT - Cooperação Alemanha-Brasil CNPq/IBAMA/DLR - Projeto Fauna do Solo e Decomposição de Liteira em Floresta Primaria e Secundária (coordenado por Elizabeth Franklin; participam Flávio Luizão e Regina Luizão)

Global Rainforest Mapping Project - projeto NASDA/Japão e NASA-JPL/EUA (participam Bruce Nelson e Bruce Forsberg)

PPD Genética e Biologia de Plantas Amazônicas - Projeto de Pesquisa Dirigida (PPD/MCT/Uniâo Européia/INPA) - Genética e biologia reprodutiva de plantas amazônicas estudadas através de marcadores (coordenado por Rogério Gribel; participa Tânia Sanaiotti)

 

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