Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) - Conceito 5 na CAPES

O programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) do INPA foi criado em 1976 e concentra as pesquisas na diversidade de insetos e outros artrópodes. Neste contexto, a Classe Insecta constitui o grupo de organismos mais diverso na terra. Já atingiram a casa de um milhão de espécies no mundo e quase cem mil no Brasil. Isso representa uma grande diversidade, sendo equivalente a cerca de 60% entre todos os organismos conhecidos. O Brasil, pela imensidão territorial, tem na Amazônia ampla área ainda florestada, constituindo elementos chaves para o conhecimento dos insetos, ainda pouco conhecidos. As estimativas mais sensatas calculam mais de cinco milhões de espécies e dessas cerca de 10% devem ocorrer só na Amazônia. Por estarmos no centro da Amazônia, em Manaus, temos uma responsabilidade social de valor inestimável, a de contribuir para o avanço do conhecimento sobre a diversidade dos insetos e outros artrópodes buscando a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia, oferecido pelo INPA tem por objetivo a formação de pessoal altamente qualificado na área de Entomologia, para atividades de ensino e pesquisa, bem como para atividades técnicas que atendam as demandas dos setores públicos e privados, principalmente em assuntos amazônicos. O Programa compreende pesquisa e ensino Biologia e Ecologia de Insetos, Entomologia Econômica, Entomologia de Vetores, Entomologia Sistemática. O Programa desenvolve atividades conjuntas com as Coordenações de Pesquisa em Biologia Aquática, Ecologia, Entomologia, Aqüicultura, Ciências da Saúde, e com outras instituições da região.

Organização

O Programa compreende pesquisa e ensino Biologia e Ecologia de Insetos, Entomologia Econômica, Entomologia de Vetores, Entomologia Sistemática. O Programa desenvolve atividades conjuntas com as Coordenações de Pesquisa em Biologia Aquática, Ecologia, Entomologia, Aqüicultura, Ciências da Saúde, e com outras instituições da região. Os egressos do Programa estarão habilitados para atuar em ensino, pesquisa e extensão, estudos sobre avaliação de impacto ambiental e de programas para desenvolvimento regional visando o uso sustentável dos ecossistemas.

Go to top Menu