Laboratórios

Os laboratórios disponíveis para o PEC são: Laboratório de Mecânica dos Solos (LMS), Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), Laboratório Avançado de Construção Civil (LACC), LabPOLITECH, Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho (LSHT), LabDESS, Laboratório de águas pluviais e urbana (LAPU), Laboratórios de Informática da Politécnica (LIPs) e associação parcial entre a UPE e o laboratório do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP). Todos possuem acesso ao Portal da CAPES através do proxy da UPE. Também existem laboratórios em cooperação, a exemplo da TECOMAT, da JOV Engenharia, do Departamento de Energia Nuclear da UFPE e do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), Laboratório de Dispositivos e Nanoestruturas (LDN) da UFPE, Laboratório de Tecnologias de Novos Materiais (TECNOM) da UFPB e o Laboratório de Tecnologia dos Materiais de Construção e Estruturas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Algumas das principais especificações dos laboratórios serão relatadas:

- LMS: dispõe de equipamentos que permitem a realização dos ensaios completos de caracterização e compactação de solos e agregados, assim como ensaios especiais de permeabilidade, adensamento e expansão, cisalhamento direto convencional e Índice Suporte Califórnia. O laboratório abrange uma área de 90,90 m2. Além de área destinada à realização dos ensaios, existe ainda uma sala conjugada com dois computadores e uma impressora.

- LMCC: dispõe de equipamentos que permitem a realização de ensaios para a completa caracterização de aglomerantes e agregados para construção civil, sejam estes convencionais ou não. O laboratório possui uma área de 153,52 m2, destinada à realização dos ensaios e exposição de aulas práticas, dispondo ainda de uma câmara úmida, sala para depósito e uma sala conjugada equipada com dois computadores e duas impressoras.

                              

 

- LACC: dispõe de equipamentos que permitem a realização de ensaios tecnológicos da construção civil, como exemplo, ensaios em concreto, em argamassas para revestimento e assentamento, em paredes de alvenaria, em revestimentos de argamassa e gesso, em compósitos e materiais cerâmicos. O laboratório possui uma área de 160 m2 com um espaço destinado à realização dos ensaios e exposição de aulas práticas, um depósito e uma sala com prensa universal.

- LabPOLITECH: localizado no LACC, o local conta com 4 estações de trabalho e espaço para reuniões, no qual os pesquisadores desenvolvem investigação na área da tecnologia e gestão da construção de edifícios.

- LSHT: possui uma área física total de 120 m², que incorpora um anfiteatro com lugar para 50 pessoas e estrutura para vídeo conferências, área de trabalho informatizada, sala de reunião e uma biblioteca. Ainda há equipamentos que incluem dosímetros, sonômetros, luxímetros, acelerômetro, termômetro de globo, termômetro infravermelho, bombas gravimétrias, monitor multigás, termo anemômetro, medidor de stress térmico, monitor de radiação, medidor de qualidade do ar e medidores de gás.

- LabDESS: engloba o Laboratório de Topografia e Geoprocessamento na POLI, e os Laboratórios de Energias Renováveis e de Tecnologia Ambiental em Petrolina. O local conta com 6 estações de trabalho, sala de aula e sala para reuniões. Dentre os equipamentos, o laboratório dispõe de 4 estações totais, 1 Laser Scanner Terrestre e 1 veículo aéreo não tripulado (VANT).

- LAPU: o laboratório consiste de uma sala de equipamentos e de uma área a céu aberto. A parte descoberta inclui área de estacionamento, passarelas de pedestres e caminhos de passagem de veículos. Possui área de pavimento permeável com 470 m², sendo uma parte monitorada para acompanhamento da umidade do solo e da cota do lençol freático; pluviômetro automático e manual para monitoramento de chuvas; e piezômetros instalados utilizados para monitoramento do nível d’água subterrâneo.

- LIPs: 7 laboratórios de informática da instituição.

 

 

Go to top