A internacionalização do PEC e sua inserção na sociedade vem seguindo as estratégias do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2019-2023) da Universidade de Pernambuco e da Política de Internacionalização da UPE (2023-2027) que apresentam as prioridades e as estratégias institucionais que direcionam os esforços para ampliação do nível de internacionalização na instituição.
As ações de internacionalização são descritas na sequência.
1. Projetos de pesquisa desenvolvidos
Emilia Rabbani coordenou os projetos:
- “Modelo conceitual de governança e gestão: uma proposta para mitigação das causas de paralisações e atrasos de obras públicas no Brasil” envolvendo a UPE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Minho (UMinho, Portugal) e Colorado State University (CSU, EUA);
- “Proposta de concreto com emissão de carbono reduzida substituindo parcialmente o cimento por pó da concha do sururu” em colaboração com CSU e UFPE;
- “Culture of Crane Use in Portugal and Brazil (Crane Project)” em cooperação com Israel Institute of Technology (IIT, TECHNION, Israel) e UMinho;
- “Diplomacy lab project: climate partners Brazil” com colaboração da Indiana University – Purdue University Indianapolis (IUPUI, EUA) e intermediação do Consulado dos Estados Unidos da America em Recife;
- “Segurança e saúde do trabalho no contexto da construção sustentável” com bolsa CAPES aprovada no Edital nº075/2010/DRI/CGBE, com trabalho desenvolvido com docentes da UMinho em colaboração com TECHNION;
- “Mapping of dust produced at high-rise construction sites (MPEV-DE/UPE)” com colaboração do TECHNION.
Emilia Rabbani participou dos projetos:
- “Proposta para operacionalização e implementação da sustentabilidade social ao longo do ciclo de vida de projetos de construção através do uso de modelos de decisão multicritério” desenvolvido pela UFPE em colaboração com o CSU e a UPE (com atuação financiada pelo AMD/PFA/UPE e POLI);
- “Prevention through design: appraising designers responsabilities, perceptions and attitudes” coordenado por Rafael Sacks (TECHNION).
Bianca Vasconcelos coordena os projetos:
- “Formation de ingénieurs pour innovation én contexte global” no âmbito do Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC);
- “INTEGEN: Cooperação franco-brasileira para formação de engenheiros utilizando as de cidades inteligentes (Smart Cites)” no âmbito do BRAFITEC.
Jaime Cabral participa do projeto “Observatório nacional da dinâmica da águas e de carbono no bioma caatinga (ONDACBC)” em colaboração do Texas A&M University (TAMU) e Duke University, EUA; University of Guelph, Canadá; Institut de Recherche pour le Développement (IRD), França; da École Nationale du Travaux Publique de l’Etat (ENTPE), França; e Universidade de Coimbra, Portugal.
2. Atuação como docentes visitantes/pós-doutorandos em universidades estrangeiras
- Emilia Rabbani: pós-doutorado na UMinho (2011-2012) com bolsa CAPES e atuação como docente visitante no CSU (2013, 2015 e 2022), University of Kansas (KU, EUA) (2017) e TECHNION (2011-2012).
- Eliana Monteiro: docente visitante no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados Del Instituto Politécnico (CINVESTAV, México) (2021).
- Bianca Vasconcelos: docente visitante, no âmbito do BRAFITEC, na École Nationale d’Ingénieurs de Tarbes – ENIT (2015, 2017 e 2020), École Nationale d’Ingénieurs de Saint Etienne – ENISE (2015, 2017 e 2020), École Nationale d’Ingénieurs de Brest – ENIB (2020), École Nationale d’Ingénieurs de Metz – ENIM (2015, 2017) e Institut national des sciences appliquées de Rouen - INSA Rouen (2020).
- Alberto Casado: docente visitante na CSU (2016) e no Georgia Institute of Technology (EUA) (2017).
- Simone Rosa: docente visitante na Universidade de Alberta (Canadá) (2010) e de Dresden (TUD, Alemanha) (2011).
- Yêda Póvoas: docente visitante na Universidade do Porto (UPorto, Portugal) (2017).
3. Atuação de docentes visitantes/pós-doutorandos estrangeiros no PEC
- Filipa Malafaya, pesquisadora de Portugal, realizou estágio pós-doutoral com bolsa da UPE sob supervisão de Emilia Rabbani (2014-2015).
- Tomi Zlatar, pesquisador da Croácia, realizou estágio pós-doutoral com bolsa da UPE sob supervisão de Béda Barkokébas (2017-2020) (in memorian).
4. Participação de docentes do PEC em disciplinas oferecidas em instituições internacionais
Emilia Rabbani ministrou anualmente, no período de 2015 a 2019, as disciplinas: Sustainable Construction e Transportation Safety (para discentes de mestrado em Engenharia Civil do BIHE) e Advanced Topics on Sustainability (para discentes de graduação e pós-graduação da UPE) com a colaboração de docentes da UPE, CSU, KU e IUPUI.
5. Coorientação de docente do PEC em instituições estrangeiras
Yêda Póvoas: doutorando Carlos Welligton (UPorto).
6. Coorientação de docentes estrangeiros no PEC
- Mestrandos George Passos Neto e Alyx Silva: coorientação de Rodolfo Valdes-Vasquez da CSU;
- Mestrando Rivaldo de Melo Filho: coorientação de Mehmet Ozbek da CSU;
- Mestrando Alison Silva e Mattheus de Sá: coorientação de Mahmoud Shakouri da CSU;
- Mestrando Frederico Barros: coorientação de Aviad Shapira da TECHNION e João Pedro Couto da UMinho.
7. Participação de discentes estrangeiros no PEC
Houve a participação de dois mestrandos oriundos do convênio internacional Programa de Alianças para a Educação e Capacitação, do qual faz parte a UPE, entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB):
- Mestrando Joaquin Rocha da Bolívia: orientado por Yêda Póvoas;
- Mestrando Ramiro Ruiz da Bolívia: orientado por Alberto Casado.
8. Participação de discentes egressos em doutorados no exterior
- George da Mota Passos Neto: doutorado sanduíche entre UFPE e CSU;
- Nara Almeida: doutorado Lamar University (Texas, EUA);
- Felipe Mendes: doutorado na UMinho;
- Bianca Vasconcelos: doutorado na UPorto;
- Dione Silva: doutorado sanduíche entre Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL, México) e Université Toulouse III Paul Sabatier (França);
- Sabrina Santiago: doutorado na UPorto;
- Rodrigo Aguiar: doutorado na Universidade de Coimbra (Portugal).
9. Atuação dos docentes do PEC como revisores de periódicos internacionais
- Alberto Casado: Journal of Engineering, Design and Technology, Revista ALCONPAT, Automation in Construction, Construction Innovation: Information, Process, Management;
- Bianca Vasconcelos: Scientific Reports;
- Bruno Fernandes: IEEE Transactions on Neural Networks, IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics. Part B. Cybernetics, Infrared Physics & Technology, Neurocomputing (Amsterdam), Journal of Intelligent Systems, PATTERN RECOGNITION, Journal of Experimental and Theoretical Artificial Intelligence (Online), ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology, IEEE Access, IEEE Transactions on Affective Computing, IEEE Transactions on Cognitive and Developmental Systems, Neural Networks
- Eliana Monteiro: Revista ALCONPAT e Journal of Materials in Civil Engineering;
- Emilia Rabbani: Safety Science; International Journal of Human Factors and Ergonomics; DYNA Journal, Open Journal of Civil Engineering, Journal of Architectural Engineering and Design Management, e Open Journal of Civil Engineering;
- Felipe Mendes: Safety Science e International Journal on Working Conditions;
- Kalinny Lafayette: Waste Management & Research;
- Márcia Macedo: Journal of Electronic Imaging;
- Nathalia Lima: Journal of Molecular Structure (Print), Journal of Molecular Modeling (Print), Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), Spectrochimica Acta, The Journal of Physical Chemistry, Physical Chemistry Chemical Physics, RSC Advances, CRYSTENGC;
- Simone Rosa: Revista de Gestão de Água da América Latina (REGA);
- Willames Soares: Asian Journal of Agricultural and Horticultural Research, European Journal of Nutrition & Food Safety, Asian Journal of Soil Science and Plant Nutrition, Asian Journal of Plant and Soil Sciences, Euro-Mediterranean Journal for Environmental Integration, Journal of Environmental Analysis and Progress, Journal of Experimental Agriculture International, European Journal of Environmental and Civil Engineering, International Journal of Plant & Soil Science, e International Journal of Environment and Climate C.
10. Participação de docentes de IES estrangeiras em bancas de discentes do PEC
- Pedro Arezes (UMinho): Sabrina Oliveira; Ana Rosa Martins;
- Mariana Marchioni (Politecnica Di Milano, Itália): Ana Karla Silva;
- António Curado (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, IPVC, Portugal): Paula Pedrosa;
- Liv Haselbach (Lamar University): Nara Almeida;
- João Manuel Baptista (UPorto): Mirtes Mattar, Tatiana da Silva.
11. Participação de docentes do PEC em bancas estrangeiras
- Yêda Póvoas: doutorado de Almaí Santos na UPorto;
- Eliana Monteiro: doutorado de Dione da Silva na Universidad Autónoma de Nuevo León (México);
- Emilia Rabbani: mestrado de Liliana Gomes na UMinho.
12. Participação em redes de pesquisa
- RED PREVENIR: Prevención de Problemas Patológicos em Estructuras de Concreto, com a USP e outras instituições ibero-americanas;
- CIAM: Colaboración Interamericana en Materiales com o México;
- RED PREVECCI: Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico com o México;
- RED REHABILITAR: Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para El Desarrollo (CYTED) com outras instituições.