O parecer da comissão de área relativa à avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020 para a obtenção do nível 4 pelo PEC foi decorrente de uma série de esforços acadêmicos empreendidos desde o último quadriênio até a presente data. Em especial, a partir de 2017, o desenvolvimento de novos regimentos e normas mais atualizadas com relação às expectativas relacionadas aos Programas de Pós-Graduação possibilitaram a evolução nos indicadores de produtividade do Programa. Ressalte-se que os esforços têm sido realizados nas mais diversas frentes: colaboração com a indústria (empresas construtoras, fabricantes de materiais e componentes, subempreiteiras, instituições públicas, entidades de classe e setoriais e do terceiro setor), outras universidades e centros de pesquisa, internacionalização e fortalecimento da graduação. Nesta seção, serão apresentados os principais indicadores e avanços conquistados pelo PEC.
O atual corpo docente do Programa conta com 18 docentes, com as seguintes características:
1. Alberto Casado Lordsleem Júnior (P, DE, PD, M/D)
2. Alexandre Duarte Gusmão (C, M/D)
3. Bianca Maria Vasconcelos Valério (P, DE, M/D)
4. Bruno José Torres Fernandes (P, O, DT, DE, M/D)
5. Diogo Henrique Fernandes da Paz (C, M/D)
6. Eliana Cristina Barreto Monteiro (P, O, M/D)
7. Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani (P, DE, PD)
8. Eudes de Arimatéa Rocha (JDP, DE, M/D)
9. Felipe Mendes da Cruz (JDP, DE, M/D)
10. Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral (P, O, PQ, PD M/D)
11. Kalinny Patrícia Vaz Lafayette (P, DE, M/D)
12. Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo (JDP, DE, M/D)
13. Nathalia Bezerra de Lima (P, O, PQ, PD, M/D)
14. Silvio Burrattino Melhado (C, O, PD, M/D)
15. Simone Rosa da Silva (P, O, DE, M/D)
16. Victor Marcelo Estolano de Lima (P, DE, PD M/D)
17. Willames de Albuquerque Soares (P, DE, M/D)
18. Yêda Vieira Póvoas (P, DE, M/D)
Legendas:
P: Permanente (12 docentes)
JDP: Jovem Docente Permanente (3 docentes)
C: Colaborador (3 docentes)
O: Participa de outro Programa de Pós-Graduação nacional (6 docentes)
PQ = Bolsista de produtividade do CNPq (2 docentes)
DT = Bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico do CNPq (1 docente)
PD = Estágio pós-doutoral concluído (6 docentes)
DE = Dedicação Exclusiva na UPE (12 docentes)
M/D = atua no Mestrado e integra a proposta de Doutorado (18 docentes)
Na sequência são listadas relevantes informações que caracterizam ações e indicadores do PEC desde o último quadriênio (2017-2020) até a presente data.
1) A produção científica média ao longo dos anos vem numa crescente, atestada conforme parecer da avaliação quadrienal 2017-2020 do PEC: “ressalta-se a expressiva produção intelectual do Programa (tanto de discentes quanto de docentes), inclusive considerando a existência apenas do mestrado. Ressalta-se, igualmente, a elevada realização de PTT como aspecto positivo, mesmo para um Programa da modalidade acadêmica (CAPES, 2022).” Ainda merece destaque que 100% dos formandos dos últimos três anos publicaram os resultados de seus trabalhos em veículos relevantes (a maioria no estrato A).
2) Nos últimos 5 anos, 100% dos docentes permanentes têm publicações nos estratos A.
3) Os indicadores de produção intelectual do PEC no quadriênio 2017-2020 superam os Programas de nota 4:
3.1) Média ponderada de artigos por DPs e por ano: PEC (1,66) X Programas nota 4 (1,24);
3.2) Média ponderada de artigos com discentes ou egressos por DPs e por ano: PEC (0,57) X Programas nota 4 (0,30).
4) Os indicadores de produção intelectual do PEC no novo quadriênio com os dados já consolidados de 2021-2022 superam os Programas de nota 4:
4.1) Média ponderada de artigos por DPs e por ano: PEC (2,14) X Programas nota 4 (1,58);
4.2) Média ponderada de artigos com discentes ou egressos por DPs e por ano: PEC (0,86) X Programas nota 4 (0,35);
5) Os indicadores de produção intelectual do PEC no novo quadriênio com os dados já consolidados de 2021-2022 são semelhantes aos Programas de nota 5:
5.1) Média ponderada de artigos por DPs e por ano: PEC (2,14) X Programas nota 5 (2,15);
5.2) Média ponderada de artigos com discentes ou egressos por DPs e por ano: PEC (0,86) X Programas nota 5 (0,81);
6) A média ponderada de artigos por DPs e por ano (A1-B4) do PEC no início do novo quadriênio com os dados consolidados de 2021-2022 é de 2,14 e supera as médias dos Programas de PE (2,00), do NE (1,48) e do Brasil (1,79).
7) O PEC possui uma alta taxa de sucesso (defesas de dissertações concluídas), com 233 defesas realizadas entre 2008 até 2023.
8) A conclusão do curso pelos discentes do PEC fica em torno de 24 meses, com exceção do período da pandemia.
9) Destaca-se a inserção social e regional do PEC pelo elevado quantitativo de parcerias para desenvolvimento de pesquisa com empresas públicas e privadas e outras instituições de ensino, inclusive no exterior; publicação de livros e artigos; matérias divulgadas em jornais, podcasts e sites/posts de expressiva circulação/visualização.
10) O volume de bolsas de estudo, quando são consideradas as bolsas oferecidas pela CAPES, as bolsas institucionais (pela POLI e pela UPE), e as captadas pelos docentes, principalmente na FACEPE, atenderam totalmente a demanda dos discentes que desejaram ter dedicação exclusiva.
11) A infraestrutura do Programa oferece 7 laboratórios de pesquisa, 1 sala compartilhada para os discentes do mestrado, bancadas para estudo individual na biblioteca e 7 laboratórios de informática de uso compartilhado com a graduação. O Programa dispõe também de vários equipamentos e servidores para desenvolvimento das pesquisas.
12) O Programa também conta com 2 secretárias e 1 auxiliar administrativo em tempo integral, 1 laboratorista, além de 1 bolsista de qualidade em tempo parcial e 1 estagiário.
13) A UPE e a POLI têm apoiado, desde a criação do Programa, ações de pesquisa e inclusive, participação de docentes e discentes em eventos de alta qualidade.
14) Uma força competitiva que tem resultado em boas oportunidades e visibilidade para o PEC é a integração com o mercado produtivo, por meio de ações desenvolvidas por docentes, destacando-se: Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI); Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON); Moura Dubeux Engenharia; QGDI Desenvolvimento Imobiliário; Grupo JCPM; Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP); Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); TECOMAT Engenharia; Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS); entre outros.
15) A integração entre discentes, docentes e colaboradores do PEC é excelente. Frequentemente ocorrem confraternizações e reuniões, o que cria um clima favorável para a troca de experiências entre os grupos de pesquisa gerando uma produção saudável de conhecimento e de mestres.
16) O reconhecimento dos trabalhos dos docentes do PEC resultaram em premiações por diversas instituições: CREA-PE, CONFEA, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), IBRACON, Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), ABMS, entre outras.
17) O curso de graduação em Engenharia Civil da UPE (mais antigo e maior da POLI), do qual se recebe vários discentes de mestrado, alcançou importantes indicadores de qualidade, entre eles: (i) curso 4 estrelas do Guia do Estudante Abril 2022; (ii) segundo melhor curso de graduação em Engenharia Civil de Pernambuco no Ranking Universitário da Folha de São Paulo 2019; (iii) conceito 4 na última avaliação do Índice Geral de Curso (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que indica um curso de graduação muito bem conceituado.
18) O uso de ferramentas de comunicação da coordenação do PEC permite o acesso à ampla informação por parte dos discentes e do público-alvo, incluindo: site na internet (https://pecpoli.com.br/), sistema átrio (https://w2.solucaoatrio.net.br/somos/upe-ecivil/index.php/pt/), instagram (@pecpoliupe). Cada grupo de pesquisa também possui site na internet e os sites da POLI e da UPE fornecem informações/links do PEC.