Programa de Pós-Graduação em Práticas e Inovação em Saúde Mental

       O Mestrado Profissional em Psicologia – Práticas e Inovação em Saúde Mental (PRISMAL) foi criado em outubro de 2015, associado ao plano de interiorização da pós-graduação stricto sensu e alinhado com a priorização sinalizada pelo Governo do Estado de Pernambuco, para desenvolver atividades de formação e capacitação em nível de Mestrado e Doutorado, bem como de desenvolvimento de pesquisas nas diversas unidades da Universidade de Pernambuco. O programa nasce imbuído na tarefa de tratar a saúde mental de forma ampla, sistemática e sem a conotação simplificadora da atenção exclusiva ao cidadão em crise ou tomado unicamente pela visão classificadora do sofrimento como transtorno mental. Com isso, a saúde mental é tomada como sofrimento psíquico emanado de toda sorte de condicionantes sociais e suas consequências, entendidos como causadores de mal estar e, portanto, digno de atenção profissional. 

     Com esta perspectiva, o PRISMAL vem estruturando os trabalhos em torno à prevenção, promoção e à intervenção em saúde mental revisando práticas e propondo inovações nos dispositivos institucionais profissionais, ampliando a noção de territórios de atuação em saúde mental, privilegiando a atenção ao sujeito, à família e à sociedade, como coparticipes no processo de escuta, de atenção e de intervenção no sofrimento humano. Atualmente o mestrado possui um corpo discente e de egressos com atuação profissional em alguns estados da região Nordeste como Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas e Bahia. Atraindo profissionais das diversas áreas da saúde mental que estão em cargos técnicos e/ou de gestão na Rede de Atenção Psicossocial.  Assim, o programa cumpre com uma função de formação importante não só na região onde está situado geograficamente, na cidade de Garanhuns, Pernambuco, mas estabelece uma rede de formação de profissionais da psicologia e áreas afins com a saúde mental, em todo o estado, se estendendo e fortalecendo a Região Nordeste.

 

OBJETIVO GERAL:

  • Preparar profissionais da psicologia e de áreas correlatas com interesse nas práticas em saúde mental, para atuarem nos espaços sociais e institucionais, propondo produtos e novas tecnologias sociais que articulem a sociedade, as instituições e a família, capazes de validarem a inserção social do cidadão em sofrimento psíquico e mental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Sistematizar ações voltadas para a formação profissional na prevenção, promoção e intervenção na saúde mental de Garanhuns - Pernambuco, cidades adjacentes, bem como atender à demandas provenientes  da Região Nordeste;
  • Propor modificações das práticas profissionais inserindo inovações que resultem na apresentação de produtos e novas tecnologias sociais que atendam demandas institucionais;
  • Potencializar ações profissionais voltadas para as áreas de extensão, da pesquisa aplicada e da formação ampliada em saúde mental;
  • Construir Políticas de inclusão e atenção psicossocial para cidadãos habitantes de comunidades Quilombolas, Indígenas ou similares;
  • Promover ações profissionais de atenção ao sofrimento e inclusão em função de demandas sociais, institucionais e familiares voltadas planejadas para os diversos ciclos de vida, infância, juventude e velhice.
  • Articular novas tecnologias educacionais com projetos de gamificação voltados para a intervenção no campo da saúde mental.

 

LINHAS DE PESQUISA:

 

  • Práticas e Inovação na Intervenção em Saúde Mental
Analisa e propõe projetos e protocolos de intervenção voltados para o acompanhamento e o tratamento do sujeito em condição de sofrimento psíquico. Toma a intervenção multiprofissional na construção do projeto terapêutico singular, no acolhimento e na sistemática de matriciamento. Estuda propostas de inovação com intervenções individuais, grupais, sociais e multivariadas nos diversos contextos do cuidado ao sujeito em sofrimento. 
 
Docentes da Linha: Drª. Gabriella Valle Dupim da Silva,  Dr. Henrique Figueiredo Carneiro, Dr. João Ricard Pereira da Silva, Drª. Patricia Oliveira Lira, Dr. Wilk Oliveira dos Santos
 
  • Práticas e Inovação na Prevenção em Saúde Mental

 Propõe a preparação de projetos inovadores de prevenção voltados para o cuidado da saúde mental nas dimensões sociais e institucionais, nas esferas da educação, da saúde e da comunidade. Reavalia a informação científica voltada para a mudança preventiva de atitudes geradoras de estigmas e preconceitos. Utiliza dados relacionados aos fatores históricos, sociais, culturais e familiares na organização de propostas de prevenção em saúde mental. Produz subsídios para uma avaliação crítica das políticas de prevenção em saúde mental.

Docentes da Linha: Drª. Ana Maria de Santana, Dr. Fernando da Silva Cardoso (colaborador), Dr. Luciano da Fonseca Lins, Drª. Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas  

 

  • Práticas e Inovação na Promoção em Saúde Mental

Promove a construção de projetos inovadores voltados para a promoção e divulgação das diversas dimensões e concepções de saúde mental. Constrói estratégia de promoção com base em estudos epidemiológicos, bem como em pesquisas qualitativas e quantitativas na área, com a finalidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida do cidadão, da família e do profissional da saúde mental. Fomenta a discussão de novas políticas de promoção em saúde mental.

Docentes da Linha: Drª. Claudimara Chisté Santos, Drª. Suely Emília de Barros Santos, Drª. Wanessa da Silva Gomes

 

INTERNACIONALIZAÇÃO:

     O programa mantém cooperação internacional com docentes da Université Rennes 2 (França), Universidad Nacional de Tucumán (Argentina), Universidad de Costa Rica (Costa Rica), Tampere University (Finlândia) e Portugal.

 

PROCESSO SELETIVO:

     O Processo de Seleção e Admissão ocorre anualmente, com edital publicado neste site na aba documentos.

 

Go to top Menu