O curso de Mestrado no PPGSDS tem duração mínima de 12 e máxima de 24 meses. Os discentes do curso de Mestrado deverão completar o mínimo de 40 (quarenta) unidades de créditos, sendo 24 créditos (cr) de componentes curriculares (obrigatórios e eletivos) e 16 créditos de atividades obrigatórias (atividades tutoriais e dissertação). Por questões curriculares, no primeiro semestre do curso os discentes serão matriculados nas disciplinas obrigatórias (com exceção de Estágio de Docência) e no segundo semestre do curso são ofertadas disciplinas eletivas. As disciplinas obrigatórias são: Métodos e Práticas em Pesquisas Interdisciplinares 45h (3cr); Seminários Interdisciplinares 45h (3 cr); Aspectos Interdisciplinares do Processo Saúde-Doença 45h (3cr); Acompanhamento Tutorial Interdisciplinar 60h (4cr); Didática no Ensino Superior 30h (2cr); Estágio de Docência 30h (2).
O Acompanhamento Tutorial Interdisciplinar ocorre durante os 4 semestre do curso, sendo sua no 30h no primeiro e 30h no segundo ano. Já a disciplina de Didática no Ensino Superior ocorre obrigatoriamente no segundo semestre letivo do curso, com atividades nos cursos de graduação da UPE, sendo passível de dispensa o(a) discente que comprovar atividade docente no ensino superior.
No campo das disciplinas eletivas, podem ser ofertadas no âmbito do PPGSDS: Meio Ambiente, Saúde Humana e Animal 60h (4cr); Geotecnologias, ambiente e saúde 60h (4cr); Estudos interdisciplinares em biologia celular e molecular 60h (4cr); Estudos avançados em métodos quantitativos 45h (3cr); Estudos avançados em métodos qualitativos 45h (3cr); Educação ambiental e direitos humanos 45h (3cr); Educação ambiental fora dos espaços-tempos escolares 45h (3cr); Ecologia Política, Justiça Ambiental e Saúde 60h (4cr) Construção, adaptação transcultural e validação de medida em ciências sociais e da saúde 30h (2cr); Bioprospecção de produtos naturais como alternativa terapêutica 60h (4cr); Aspectos interdisciplinares na obtenção e aplicação de produtos biotecnológicos para saúde humana 60h (4cr); Cultura e Territorialidades: Saberes Subalternos e Regionalização 30h (2cr); Manejo interdisciplinar da dor: um enfoque na aprendizagem mútua, formação e educação dos profissionais que atuam na saúde 45h (3cr).