Este grupo discute letramento, oralidade e alfabetização, e enfatiza os diferentes saberes produzidos pelos docentes e discentes da Educação Básica, inclusive na Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI). Nesse processo, reflete também sobre a didatização dos conteúdos nos diferentes suportes didáticos que circulam dentro e fora do espaço escolar.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7441114381826318
Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE
Líder:José Roberto da Silva e Maria Aparecida da Silva Rufino
Repercussões:
O Grupo de Ensino das Ciências e Matemática da Universidade de Pernambuco (GECM-UPE) foi criado em 2006 para aportar as Pesquisas sobre Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática, Geografia Biologia e Pedagogia do campus Mata Norte e ampliado em 2014 com a Formação de Professores para atender ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE-UPE). Os estudos realizados desde a criação do grupo são difundidos em congressos nacionais e internacionais, publicações de artigos científicos em periódicos, livros e capítulos de livros. Realizamos ainda ações sobre a Formação de Professores e o Ensino-Aprendizagem na rede pública do estado de Pernambuco no âmbito das Gerência Regionais de Educação: GRE Mata Norte, GRE Vale do Capibaribe e GRE Metro Sul, dialogicizando a educação em ciências e matemática no cenário contemporâneo.
Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão
Líderes: Maria de Fátima Gomes da Silva e Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues
Repercussões:
O Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional tem por objetivo realizar investigações, de caráter interdisciplinar, na esfera da formação de professores e das políticas e gestão educacional. As investigações, no âmbito deste grupo, são orientadas pela abordagem quantiqualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. As pesquisas realizadas nos meandros deste grupo, pretendem ampliar o campo dos saberes docentes a partir da experiência e da experimentação em sala de aula, de modo a ampliar novas possibilidades de atuação na Educação Básica e Superior, bem como, elevar a capacidade de execução, avaliação e proposição de políticas educacionais por meio de análises de programas projetos e ações vivenciados no âmbito das escolas.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0010554296197915
Grupo de Pesquisa Cellupe - Centro de Estudos Linguísticos Literários da UPE
Líderes: Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa
Repercussões:
O CELLUPE surgiu, no ano 2006, com a finalidade de apoiar os alunos da graduação em Letras que buscavam suporte acadêmico para o desenvolvimento de seus projetos individuais e de ampliar, orientar, gerir, organizar e sistematizar estudos e pesquisas que têm como abrangência os estudos linguísticos e literários e sua relação com o ensino de línguas tanto a língua materna quanto a estrangeira. A partir de 2007, o grupo passou a atuar mais fortemente como recurso de formação docente no Curso de Letras como um todo; para isso, promoveu encontros mensais abertos aos alunos matriculados, aos egressos da FFPNM e aos professores da região, com seminários, oficinas e minicursos com foco no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o CELLUPE contempla projetos ligados a três laboratórios: LINUS -Laboratório de Língua(gem) em uso em contextos socais (laboratório articulado com ao projeto internacional SAL - Sistêmica através das Línguas sob a coordenação da PUCSP e Polytecnic University of Hong Kong); LEL-Laboratório de Estudos Literários; LED - Laboratório de Ensino, ambos articulados com o NELUPE Núcleo de Educação e Linguagem da UPE e ao PROFLETRAS- Mestrado Profissional em Letras. O CELLUPE também tem sido espaço para discussão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e contempla três linhas de pesquisa: Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem, Literatura e Cultura e Língua(gem) em uso e sociedade.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0054605564320512
Grupo de Estudos Étnico-Racial e Ambiental - GERA
Líderes: Adlene Silva Arantes e Jonathas de Paula Chaguri
Repercussões:
O GERA - Grupo de estudos Étnico-racial e Ambiental - surge da necessidade de estudantes e docentes se aprofundarem nas problemáticas no âmbito das relações étnico raciais e ambientais dando visibilidade as pesquisas, ao tempo que contribui para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva para os sujeitos historicamente excluídos do sistema educacional do nosso pais, notadamente, os negros e os indígenas cujos direitos tem sido fortemente ameaçados no atual cenário educacional.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8869379739610141
Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo - POSDOC
Líder: Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy
Repercussões:
GEP-POSDOC integra pesquisadores e estudantes em torno das questões de políticas educacionais, sujeitos, docência e currículo. Busca-se criar parcerias institucionais e estimular a interação entre pesquisadores de outras instituições em torno de temáticas em comum. A relevância temática é dada pela necessidade de discutirmos de maneira multidimensional as políticas educacionais, sujeitos, docência e currículo: concepções, normatização, práticas, desdobramentos, atores. Os mecanismos para a gestão, implementação, regulação e validação de um currículo de base nacional comum, como também a internacionalização do campo do currículo e a nova gestão pública educacional também constituirão os interesses desse grupo. Evidenciar as relações entre currículo, formação, sujeitos e docência, possibilitará compreender as relações entre cultura, conhecimento, identidades, processos de subjetivação, poder, biopolíticas, hegemonia, resistência, transgressão, potência, e micropolíticas em educação.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/346832
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia (SODÉ)
Líder: Maria Jorge dos Santos Leite
Repercussões:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia (SODÉ) tem como foco as temáticas educacionais e sociais, reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Pernambuco, desenvolvendo pesquisas e atividades de extensão nas áreas socioantropológicas, por meio das suas quatro linhas de pesquisa: Movimentos sociais, processos educativos e subjetividades; Direitos da educação, participação e cidadanias de crianças e adolescentes; Políticas e experiências educacionais afirmativas, estudos decoloniais e questões de gênero, étnico-racial, sexualidade, classe social; Teorias Críticas e Educação.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3101008599455668
Núcleo de Estudos e Pesquisas Em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA
Líder: Ernani Martins dos Santos e Waldênia Leão de Carvalho
Repercussões:
Núcleo de pesquisa que investiga questões relacionadas a política e gestão da educação para jovens (no currículo regular ou não) e adultos, focando no ensino-aprendizagem dos alunos; bem como a formação dos professores nessa vertente. Discute sobre o currículo, a sala de aula, os processos avaliativos, a formação docente e a produção de material didático que envolvem alunos e professores das escolas públicas e dos espaços-aula de comunidades indígenas, quilombolas e do campo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0207475995802419
Linguagem, Cognição e Subjetividade
Líder: Mirtes Ribeiro de Lira
Repercussões:
A formação do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição e Subjetividade tem como finalidade gerar constructos teóricos e metodológicos no que tange aos estudos da Psicologia, Educação e Tecnologia. O trabalho deste grupo está voltado para a dimensão da linguagem como ferramenta social do desenvolvimento e suas relações com o desenvolvimento cognitivo e os impactos destes processos na subjetividade humana. Torna-se, portanto, mais um espaço acadêmico-científico de estudos e pesquisa para docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes campos do saber e instituições científicas e de ensino superior.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13667
Grupo de Estudos Pesquisas em História e Educação no Sertão de São Francisco
Líder: Víginia Pereira da Silva de Ávila e Maria Jorge dos Santos Leite
O Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco – GEPHESF – foi criado em 18 de maio de 2016. Cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq), iniciou suas atividades como uma das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano. O Gephesf está vinculado ao Colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, desde 2013 e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Mata Norte, desde outubro de 2021. Atualmente, o GEPHESF organiza-se em torno de três linhas de pesquisa: (a) Estudos históricos sobre escola, cultura e memória; (b) Alfabetização, Letramento e Estágio na Formação Inicial; e (e) Análise do Discurso, Semântica e Morfossintaxe. O site foi criado com recursos do Programa Institucional para Excelência na Qualidade do Stricto Sensu – Apoio ao Pesquisador (Edital APQ 2016/2017) e do Programa de Fortalecimento Acadêmico (Edital n.º 03/2016). A versão institucional contou com a colaboração e execução do Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação – NCTI.
Lider: José Almir do Nascimento
Repercussão:
O Laboratório de História das Infâncias do Nordeste ¿ LAHIN foi criado em 2015 no contexto das comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, numa ação do ¿Projeto 25 Anos do ECA: Conquistas e Desafios¿ ¿ com financiamento da Petrobrás.Este laboratório tem produzido um acervo de depoimentos orais de militantes e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (educadores sociais, assistentes sociais, juízes, promotores e militantes que atuam em diversos seguimentos da área dos direitos humanos), com recorte geopolítico dos nove estados do Nordeste do Brasil.O Laboratório também vem desenvolvendo ações de preservação do acervo das fontes orais e escritas, buscando compreender a prática preservacionista para além das técnicas tradicionais de salvaguarda, apostando na divulgação de seu acervo através de seminários e da implantação da Biblioteca Virtual da Escola de Conselhos de Pernambuco.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/507017
Lider: Múcio Banja Fernandes
Repercussão:
Este grupo de pesquisas vem atendendo uma série de chamadas de estudos ambientais na região costeira de Suape, litoral sul do Estado de Pernambuco, particularmente em programas de inventários e resgate faunísticos. Tem se fortalecido em Editais de Financiamento, com pesquisas na Área de P&D pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14739
Lider: Gevson Silva Andrade e Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim
Pesquisador: Joao Allyson Ribeiro de Carvalho
Repercussão:
O GPDeTER tem por objetivo entender os processo de mudança do espaço influenciadas por intervenções realizadas pela população e pelo Estado, analisando assim a dinâmica urbana e regional que são reflexos da (re)produção desse espaço que como resultado revela novas configurações regionais e territoriais.