Grupo de Estudos em Ensino, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA)
Líder: Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Repercussões: 

Este grupo discute letramento, oralidade e alfabetização, e enfatiza os diferentes saberes produzidos pelos docentes e discentes da Educação Básica, inclusive na Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI). Nesse processo, reflete também sobre a didatização dos conteúdos nos diferentes suportes didáticos que circulam dentro e fora do espaço escolar.

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7441114381826318

 

Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE

Líder:José Roberto da Silva e Maria Aparecida da Silva Rufino

Repercussões:

O Grupo de Ensino das Ciências e Matemática da Universidade de Pernambuco (GECM-UPE) foi criado em 2006 para aportar as Pesquisas sobre Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática, Geografia Biologia e Pedagogia do campus Mata Norte e ampliado em 2014 com a Formação de Professores para atender ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE-UPE). Os estudos realizados desde a criação do grupo são difundidos em congressos nacionais e internacionais, publicações de artigos científicos em periódicos, livros e capítulos de livros. Realizamos ainda ações sobre a Formação de Professores e o Ensino-Aprendizagem na rede pública do estado de Pernambuco no âmbito das Gerência Regionais de Educação: GRE Mata Norte, GRE Vale do Capibaribe e GRE Metro Sul, dialogicizando a educação em ciências e matemática no cenário contemporâneo.


Página de Identificação do Grupo:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1875548657696946

 

Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão

Líderes: Maria de Fátima Gomes da Silva  Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues

Repercussões: 

O Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional tem por objetivo realizar investigações, de caráter interdisciplinar, na esfera da formação de professores e das políticas e gestão educacional. As investigações, no âmbito deste grupo, são orientadas pela abordagem quantiqualitativa de pesquisa, com ênfase na pesquisa-ação. As pesquisas realizadas nos meandros deste grupo, pretendem ampliar o campo dos saberes docentes a partir da experiência e da experimentação em sala de aula, de modo a ampliar novas possibilidades de atuação na Educação Básica e Superior, bem como, elevar a capacidade de execução, avaliação e proposição de políticas educacionais por meio de análises de programas projetos e ações vivenciados no âmbito das escolas.

 

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0010554296197915

 

 

Grupo de Pesquisa Cellupe - Centro de Estudos Linguísticos Literários da UPE

Líderes: Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa  

Repercussões: 

O CELLUPE surgiu, no ano 2006, com a finalidade de apoiar os alunos da graduação em Letras que buscavam suporte acadêmico para o desenvolvimento de seus projetos individuais e de ampliar, orientar, gerir, organizar e sistematizar estudos e pesquisas que têm como abrangência os estudos linguísticos e literários e sua relação com o ensino de línguas  tanto a língua materna quanto a estrangeira. A partir de 2007, o grupo passou a atuar mais fortemente como recurso de formação docente no Curso de Letras como um todo; para isso, promoveu encontros mensais abertos aos alunos matriculados, aos egressos da FFPNM e aos professores da região, com seminários, oficinas e minicursos com foco no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o CELLUPE contempla projetos ligados a três laboratórios: LINUS -Laboratório de Língua(gem) em uso em contextos socais (laboratório articulado com ao projeto internacional SAL - Sistêmica através das Línguas sob a coordenação da PUCSP e Polytecnic University of Hong Kong); LEL-Laboratório de Estudos Literários; LED - Laboratório de Ensino, ambos articulados com o NELUPE  Núcleo de Educação e Linguagem da UPE e ao PROFLETRAS- Mestrado Profissional em Letras. O CELLUPE também tem sido espaço para discussão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e contempla três linhas de pesquisa: Linguagem, Educação e Tecnologia; Linguagem, Literatura e Cultura e Língua(gem) em uso e sociedade.

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0054605564320512

 

 

Grupo de Estudos Étnico-Racial e Ambiental - GERA

Líderes: Adlene Silva Arantes  Jonathas de Paula Chaguri 

Repercussões: 

O GERA - Grupo de estudos Étnico-racial e Ambiental - surge da necessidade de estudantes e docentes se aprofundarem nas problemáticas no âmbito das relações étnico raciais e ambientais dando visibilidade as pesquisas, ao tempo que contribui para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva para os sujeitos historicamente excluídos do sistema educacional do nosso pais, notadamente, os negros e os indígenas cujos direitos tem sido fortemente ameaçados no atual cenário educacional.

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8869379739610141

 

 

Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo - POSDOC

Líder: Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy

Repercussões:

GEP-POSDOC integra pesquisadores e estudantes em torno das questões de políticas educacionais, sujeitos, docência e currículo. Busca-se criar parcerias institucionais e estimular a interação entre pesquisadores de outras instituições em torno de temáticas em comum. A relevância temática é dada pela necessidade de discutirmos de maneira multidimensional as políticas educacionais, sujeitos, docência e currículo: concepções, normatização, práticas, desdobramentos, atores. Os mecanismos para a gestão, implementação, regulação e validação de um currículo de base nacional comum, como também a internacionalização do campo do currículo e a nova gestão pública educacional também constituirão os interesses desse grupo. Evidenciar as relações entre currículo, formação, sujeitos e docência, possibilitará compreender as relações entre cultura, conhecimento, identidades, processos de subjetivação, poder, biopolíticas, hegemonia, resistência, transgressão, potência, e micropolíticas em educação.

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/346832




Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia (SODÉ) 

 

Líder: Maria Jorge dos Santos Leite

 

Repercussões:

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia (SODÉ) tem como foco as temáticas educacionais e sociais, reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Pernambuco, desenvolvendo pesquisas e atividades de extensão nas áreas socioantropológicas, por meio das suas quatro linhas de pesquisa: Movimentos sociais, processos educativos e subjetividades; Direitos da educação, participação e cidadanias de crianças e adolescentes; Políticas e experiências educacionais afirmativas, estudos decoloniais e questões de gênero, étnico-racial, sexualidade, classe social; Teorias Críticas e Educação.


Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3101008599455668

 

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas Em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA

Líder: Ernani Martins dos Santos e Waldênia Leão de Carvalho

Repercussões:

Núcleo de pesquisa que investiga questões relacionadas a política e gestão da educação para jovens (no currículo regular ou não) e adultos, focando no ensino-aprendizagem dos alunos; bem como a formação dos professores nessa vertente. Discute sobre o currículo, a sala de aula, os processos avaliativos, a formação docente e a produção de material didático que envolvem alunos e professores das escolas públicas e dos espaços-aula de comunidades indígenas, quilombolas e do campo.



Página de Identificação do Grupo:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0207475995802419

 

Linguagem, Cognição e Subjetividade 

Líder: Mirtes Ribeiro de  Lira

Repercussões:

A formação do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição e Subjetividade tem como finalidade gerar constructos teóricos e metodológicos no que tange aos estudos da Psicologia, Educação e Tecnologia. O trabalho deste grupo está voltado para a dimensão da linguagem como ferramenta social do desenvolvimento e suas relações com o desenvolvimento cognitivo e os impactos destes processos na subjetividade humana. Torna-se, portanto, mais um espaço acadêmico-científico de estudos e pesquisa para docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes campos do saber e instituições científicas e de ensino superior.

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13667

 

Grupo de Estudos Pesquisas em História e Educação no Sertão de São Francisco

Líder: Víginia Pereira da Silva de Ávila e Maria Jorge dos Santos Leite

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco – GEPHESF – foi criado em 18 de maio de 2016. Cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq), iniciou suas atividades como uma das linhas de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano. O Gephesf está vinculado ao Colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, desde 2013 e ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Mata Norte, desde outubro de 2021. Atualmente, o GEPHESF organiza-se em torno de três linhas de pesquisa: (a) Estudos históricos sobre escola, cultura e memória; (b) Alfabetização, Letramento e Estágio na Formação Inicial; e (e) Análise do Discurso, Semântica e Morfossintaxe. O site foi criado com recursos do Programa Institucional para Excelência na Qualidade do Stricto Sensu – Apoio ao Pesquisador (Edital APQ 2016/2017) e do Programa de Fortalecimento Acadêmico (Edital n.º 03/2016). A versão institucional contou com a colaboração e execução do Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação – NCTI.


Página de Identificação do Grupo:

http://gephesf.upe.br/

 

Laboratório de História das Infâncias

Lider: José Almir do Nascimento

 

Repercussão:

O Laboratório de História das Infâncias do Nordeste ¿ LAHIN foi criado em 2015 no contexto das comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, numa ação do ¿Projeto 25 Anos do ECA: Conquistas e Desafios¿ ¿ com financiamento da Petrobrás.Este laboratório tem produzido um acervo de depoimentos orais de militantes e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (educadores sociais, assistentes sociais, juízes, promotores e militantes que atuam em diversos seguimentos da área dos direitos humanos), com recorte geopolítico dos nove estados do Nordeste do Brasil.O Laboratório também vem desenvolvendo ações de preservação do acervo das fontes orais e escritas, buscando compreender a prática preservacionista para além das técnicas tradicionais de salvaguarda, apostando na divulgação de seu acervo através de seminários e da implantação da Biblioteca Virtual da Escola de Conselhos de Pernambuco.

Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/507017

Monitoramento Ambiental em Áreas Costeiras

Lider: Múcio Banja Fernandes

 

Repercussão:

Este grupo de pesquisas vem atendendo uma série de chamadas de estudos ambientais na região costeira de Suape, litoral sul do Estado de Pernambuco, particularmente em programas de inventários e resgate faunísticos. Tem se fortalecido em Editais de Financiamento, com pesquisas na Área de P&D pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.


Página de Identificação do Grupo:

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14739

 

Desenvolvimento do Espaço, Território e Região - GPDeTER

Lider: Gevson Silva Andrade  e Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim

Pesquisador: Joao Allyson Ribeiro de Carvalho

Repercussão:

O GPDeTER tem por objetivo entender os processo de mudança do espaço influenciadas por intervenções realizadas pela população e pelo Estado, analisando assim a dinâmica urbana e regional que são reflexos da (re)produção desse espaço que como resultado revela novas configurações regionais e territoriais.

Página de Identificação do Grupo:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36118

 

 

 

Go to top Menú