Motivados pelas avaliações do Programa por parte da CAPES, além de novas orientações da Câmara de Pós-graduação da Universidade de Pernambuco, o Colegiado do PPGEC iniciou em 2013 uma revisão do seu regimento interno e da sua estrutura curricular. Posteriormente, em 2017, uma nova revisão foi realizada, desta vez para incorporar os ajustes necessários para o novo curso de Doutorado aprovado em 2018 pela CAPES. Esta revisão passou a vigorar, portanto, em 2018 e encontra-se vigente até o presente momento. O Regimento é público e está disponível no site do PPGEC.

 

Desta forma, a partir de 2018, para atender os princípios norteadores do novo curso de Doutorado, considerando a evolução do corpo docente do PPGEC, e as demandas atuais da Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia da Computação no contexto em que o PPGEC está inserido, o Colegiado do PPGEC estabeleceu “Ciência da Computação” como área de concentração única do Programa, seguindo também a tendência dos demais Programas de Pós-graduação em Computação nacionais. Adicionalmente, o Colegiado revisou as linhas de pesquisa para representar adequadamente a evolução do Programa, da seguinte forma: a linha de Computação Inteligente passou a ser denominada de Inteligência Computacional. A linha de Engenharia de Software deu lugar a linha denominada de Modelagem e Sistemas Computacionais. 

 

Para ambos os cursos (mestrado ou doutorado), as disciplinas do PPGEC estão dividas em três categorias: disciplinas básicas, disciplinas eletivas gerais e disciplinas eletivas por linha de pesquisa. As disciplinas básicas tangem aspectos centrais de um curso de computação, mas em nível de pós-graduação. Fazem parte desta categoria as disciplinas:

* Análise de algoritmos
* Arquitetura de computadores
* Banco de dados
* Didática do ensino superior
* Metodologia científica
* Paradigmas de linguagens de programação
* Probabilidade e processos estocásticos
* Redes de computadores
* Sistemas operacionais
* Teoria da computação

 

As disciplinas eletivas gerais têm como foco estudos avançados sobre tópicos que podem ser aproveitados por alunos das duas linhas de pesquisa do PPGEC. Estas disciplinas são as seguintes:

* Ambientes de desenvolvimento de software
* Análise de programas
* Análise de redes sociais
* Computação evolucionária
* Computação paralela
* Especificação e verificação de sistemas
* Inteligência de enxames
* Mineração de dados
* Modelagem e simulação
* Neurociência computacional
* Otimização multi-objetivo
* Processamento digital de imagem
* Processamento digital de voz
* Projeto de linguagens de programação
* Redes neurais artificiais
* Semântica de linguagens de programação
* Seminário de complementação
* Sistemas embarcados
* Sistemas multiagentes
* Teoria da informação
* Tópicos avançados em computação inteligente
* Tópicos avançados em engenharia de software
* Tópicos avançados em reconhecimento de padrões
* Visão computacional

 

Por fim, as disciplinas da categoria eletivas por linha de pesquisa têm como objetivo aprofundar aspectos específicos das áreas de atuação deste Programa de Pós-Graduação. São estas:

  • Linha de pesquisa: Modelagem e Sistemas Computacionais

* Engenharia de Software
* Engenharia de Software Experimental
* Aplicações em Engenharia de Software
* Engenharia de Requisitos

  • Linha de pesquisa: Inteligência Computacional

* Computação Inteligente
* Aplicações em Computação Inteligente
* Reconhecimento de Padrões

 

Espera-se que o aluno cumpra uma carga horária de pelo menos 450 horas de aulas. Neste programa, a integralização de horas de aula é expressa em unidades de crédito: cada unidade corresponde a 15 horas. De forma geral, cada disciplina corresponde a 4 créditos (60 horas), exceto as disciplinas de Didática de Ensino Superior e Metodologia Científica (2 créditos cada).

 

A outra exceção em termos de quantidade de créditos é a disciplina de Seminário de Complementação, que possui 3 créditos (45 horas). Esta disciplina engloba o envolvimento do aluno em atividades técnicas externas ao curso, tais como participar de conferências, assistir a defesas de mestrado e doutorado em sua área de pesquisa, participar de minicursos, entre outras atividades. Estas atividades são reconhecidas perante declaração oficial ou certificado de participação que comprove o envolvimento do aluno na referida atividade.

 

As 30 unidades de crédito (450 horas de aula) devem ser obtidas da seguinte forma: 8 créditos em 2 disciplinas básicas, 8 créditos em 2 disciplinas eletivas gerais, 8 créditos em 2 disciplinas da linha de pesquisa, 3 créditos em Seminário de complementação, e 3 créditos pela defesa da sua dissertação. Em particular, a defesa da dissertação não pode ser realizada antes da obtenção de 27 créditos. Adicionalmente, o Programa exige que o aluno realize estágio docência, independente do aluno possuir bolsa ou não.

 

Das 30 unidades de crédito, espera-se que 27 sejam obtidas no primeiro ano do curso, assim como a realização do estágio a docência. Desta forma, no segundo ano, o aluno, com mais maturidade a partir das disciplinas cursadas, dedicar-se-á integralmente as suas atividades de pesquisa.

 

Como é possível observar a partir da lista anterior de disciplinas, há uma oferta significativamente maior de disciplinas do que a quantidade de disciplinas que o aluno precisa cursar. Desta forma, a escolha das disciplinas é realizada em conjunto pelo aluno e pelo seu professor orientador, considerando o escopo da pesquisa.

 

O Regimento Interno do Programa atualizado em 2014 introduziu ainda importantes dispositivos para promover as publicações com discentes. Uma das mudanças indica que o aluno do PPGEC só poderá se submeter à "Defesa de Dissertação'' após ter aprovado artigo científico em conferência ou periódico com revisão por pares ou estar aguardando processo de revisão do mesmo. Já outro dispositivo introduzido no Regimento de 2014 possibilita que sejam computados créditos equivalentes a uma disciplina do quadro de eletivas ao aluno que desenvolver uma ou mais das seguintes atividades:

  1. trabalho completo publicado em conferência ou periódico com Qualis B1 ou superior, do qual seja primeiro autor e que tenha comprovada relação com o projeto de dissertação do aluno;
  2. capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento e que tenha comprovada relação com projeto de dissertação do aluno. 

 

Portanto, como é possível observar, o PPGEC possui uma estrutura curricular flexível e vasta, que permite que cada aluno, em conjunto com o seu orientador, desenvolva um planejamento de estudo adequado aos objetivos de cada pesquisa, além de estimular a publicação de artigos por parte dos discentes. São destaques desta estrutura curricular:

* A preocupação em formar alunos não só tecnicamente capazes, mas também competentes na disseminação de conteúdo: objetivo da disciplina de Didática de Ensino Superior e da obrigatoriedade do estágio docência;

* O estímulo à participação de atividades complementares, expandindo as ações do aluno além das fronteiras do PPGEC: objetivo da disciplina de Seminário de Complementação;

* O estudo e a discussão de problemas da computação atuais e com grande impacto na sociedade.

 

Para maiores informações recomenda-se a leitura do Regimento Interno do PPGEC disponível na área de Downloads.

Go to top Menu