As atividades estão sendo realizadas pelo Lafap e acontecem em Manacapuru e Novo Airão
Da Redação - Inpa
Banner: Divulgação
De 8 a 11 de outubro, o Laboratório de Fisiologia Aplicada à Piscicultura (Lafap) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) inicia as atividades da 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no município de Manacapuru, localizado a 68 quilômetros de Manaus. Com o tema “Popularizar o Conhecimento Técnico-Científico da Aquicultura no Interior do Amazonas”, o Laboratório realiza exposições, oficinas, palestras, minicursos, lançamento de cartilhas e portas abertas no campus avançado do Instituto Federal do Amazonas (Ifam)
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), é um dos maiores eventos de popularização da ciência no Brasil, e este ano tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Elizabeth Gusmão, coordenadora do projeto e líder do grupo de pesquisas “Aquicultura na Amazônia Ocidental” destaca a importância da divulgação científica para sociedade e de manter a interlocução e aproximar o Inpa da sociedade na capital e no interior do Estado.
“Esse é o maior evento de popularização científica, no qual a sociedade tem a possibilidade de conhecer o que é uma instituição de pesquisa. O que é feito, quais são as pesquisas que estão sendo desenvolvidas e como essas pesquisas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da população no estado do Amazonas e na Amazônia como um todo”, declara.
Além do Campus do Ifam Manacapuru, a Escola Estadual Agra Reis também vai receber as atividades, no horário das 7h às 17h. A programação conta com o Portas abertas aos laboratórios do Inpa; Exposição Tenda da Ciência; oficinas, palestras e minicursos para o público geral, produtores, profissionais, estudantes (ensino técnico, médio, fundamental e infantil).
As palestras realizadas tratam das pesquisas realizadas pelo Lafap na estação de aquicultura do Inpa e no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura do Instituto em parceria com a Universidade Nilton Lins, com os temas: “Expansão da Tecnologia de Bioflocos no interior do estado do Amazonas”; “Peixes Saudáveis, alimentos saudáveis: a relação entre sanidade e segurança alimentar”. Para participar das palestras as inscrições devem ser feitas no Ifam Campus Manacapuru Prof. Dr. Lorenzo Barroco.
SNCT em Novo Airão
O município de Novo Airão, localizado a 115 quilômetros de Manaus, também irá receber as atividades do Lafap no período de 29 de outubro a 1º de novembro. As atividades desenvolvidas na cidade contam com o apoio da Associação de Piscicultores de Novo Airão (Apina).
O Lafap, teve o projeto aprovado no Programa POP CT&I/Fapeam visando promover a popularização da aquicultura na região amazônica, por meio de atividades inovadoras que integrem conhecimentos científicos, práticas sustentáveis e tecnologias educativas.