A bolsa terá duração de 12 meses, com início no segundo semestre de 2023 - Banner: Débora Vale

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq e Paic/Fapeam) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/ CNPq) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). As vagas são voltadas para estudantes de graduação e as inscrições devem ser feitas até o dia 6 de abril de 2022.

Podem participar da Iniciação Científica (Pibic e Paic) e da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) estudantes de graduação, devidamente matriculados, em Instituições de Ensino Superior de Manaus, públicas e privadas, em cursos compatíveis com as áreas de atuação do Inpa. Os alunos devem estar entre o 2º e o antepenúltimo semestre da faculdade e ter coeficiente maior que seis (6,0). Todos os detalhes podem ser conferidos nos editais.

Para realizar a inscrição, o candidato deve buscar um orientador entre os grupos de pesquisas do Inpa, conforme a área e temas de seu interesse. Cabe aos pesquisadores/ orientadores selecionar os seus candidatos. São os orientadores quem darão continuidade ao processo de submissão da proposta junto à Divisão de Apoio Técnico à Capacitação (Dicap/Cocap/Inpa). As inscrições das propostas serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Iniciação Científica (Pibic/Paic)

A Iniciação Científica tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Áreas atendidas pela Iniciação Cientifica do Inpa são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais; Ciências Biológicas: Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I (Invertebrados) e Zoologia II (Vertebrados); Ciências Agrárias: Agronomia e Recursos Florestais; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais; Multidisciplinar.

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)

O Pibiti é o programa de iniciação do CNPq que tem como objetivo estimular os estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Áreas de abrangência: Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial, Nuclear, Cibernética, e Segurança Pública e de Fronteira. Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Materiais Avançados, Biotecnologia e Nanotecnologia. Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria, Agronegócio, Comunicações, Infraestrutura e Serviços. Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Energias Renováveis, Bioeconomia, Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos, Tratamento de Poluição, Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais, e Preservação Ambiental. Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde, Saneamento Básico, Segurança Hídrica e Tecnologias Assistivas.

Para mais informações leia os editais no site:

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/PAIC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do INPA - PIBITI/CNPq-INPA

Go to top Menu