A exposição contará com atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição - Fotos: Débora Vale

 

Depois de três anos, o Paiol da Cultura do Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) reabre com a exposição “Territórios da Agricultura” do Jardim Alimentício Comunitário Agroecológico (Jaca). A mostra fotográfica apresenta a jornada formativa e etapas para a construção de projetos coletivos para fortalecer a produção saudável de alimentos. A exposição segue no Paiol da Cultura até 3 de dezembro de 2023,  de 9h às 17h, exceto às segundas-feiras. 

O objetivo do Jaca é contribuir para a segurança alimentar das pessoas que estão nos territórios agrícolas do Estado do Amazonas e promover ações coletivas de produção e comercialização de alimentos saudáveis, possibilitando sua adoção em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus. O projeto é promovido pela empresa Evoluir e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Bayer.

Além disso, o projeto promove oficinas e cursos ofertados com base no método do sistema  de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), possibilitando a implantação do sistema em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus. Sua criação envolveu diversos atores, como agricultores de assentamentos e cooperativas, feirantes, representantes de institutos de pesquisa, de universidades, de coletivos, redes estudantes, movimentos de mulheres indígenas, entre outros.

Mariana Monferdini, coordenadora do projeto, destaca que a exposição foi construída coletivamente a partir de registros dos agricultores participantes do projeto e dos integrantes do Jaca.   “Percebemos que esses produtores, essas pessoas que se envolvem com esse tema, estão preocupadas também com essa preservação da biodiversidade local. Então, não só a produção de alimentos, mas também preservar as espécies nativas. Então, é um pouquinho de tudo isso que a gente traz aqui na exposição, para inspirar também e fortalecer e valorizar esse trabalho dos agricultores e das agricultoras”, finaliza.

 

Sobre o Paiol da Cultura

Este é um espaço onde são realizadas exposições e instalações que caminham na intersecção entre ciência, cultura e sustentabilidade. O diálogo entre esses campos permite alimentar e explorar a criatividade, a aprendizagem, a reflexão e o convívio com a natureza e a diversidade.

A programação no Paiol da Cultura é variada, com exposições de artes, fotografias, projetos científicos e outras atividades afins. Localizado numa área baixa do terreno do Bosque, o Paiol fica quase “encravado na terra”. Foi construído pelo Inpa para ser depósito de produtos que necessitassem de segurança ao manuseio, utilizados nas pesquisas científicas do Instituto. Anos após a desativação, foi transformado na nossa “galeria de ciência e cultura”.  

Tem interesse em fazer exposição no Paiol?

Entre em contato com a coordenação pelo e-mail  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  

 

Go to top Menu