O curso de doutorado do PPG-ATU conta com 18 professores credenciados, principalmente pesquisadores do Inpa - Banner: Pedro Felipe

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a oferta de curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O PPG-ATU é nota 4 na Avaliação da Capes e em 20 anos de atuação o Programa titulou 212 mestres.

Conforme a proposta do curso, o doutorado do PPG-ATU tem como objetivo formar profissionais especialistas em agricultura, promovendo sustentabilidade social, ambiental e econômica da agricultura no Trópico Úmido. O curso surge no contexto de crescente preocupação com a degradação do bioma amazônico pelo desmatamento para extração de madeira e atividades da agropecuária.

O curso de doutorado do PPG-ATU conta com 18 professores credenciados, principalmente pesquisadores do Inpa. Há ainda pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O curso atende também a demanda de estudantes que concluíram mestrado em agricultura na Amazônia, em outras regiões do país ou em países da Pan-amazônia, que desejam continuar os estudos sobre agricultura no Trópico Úmido.  

De acordo com o coordenador do PPG-ATU e pesquisador do Inpa Rogério Hanada, a criação do doutorado promoverá aprofundamentos nas pesquisas sobre agricultura familiar na Amazônia, levando a avanços na área. O doutorado tem duração de quatro anos e o de mestrado de dois anos, em média.

“Os estudantes poderão ampliar os seus conhecimentos e as experiências na agricultura local, contribuindo, de forma efetiva, na geração de conhecimentos, no desenvolvimento de tecnologias e na ampliação da produção científica que, certamente, impactarão positivamente a produção agrícola e a qualidade de vida dos agricultores da nossa região”, destaca Hanada.

Aprovação do Doutorado

A aprovação ocorreu na 224ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, realizada entre os dias 18 e 22 de setembro de 2023. A aprovação da proposta pelo CTC-ES é a primeira etapa do processo para a homologação do curso. O próximo passo é a autorização e o reconhecimento pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), para posteriormente ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). 

De acordo com a Coordenação do Programa, os egressos saem com a missão de desenvolver técnicas e tecnologias para a agricultura regional, com atenção voltada para as peculiaridades, populações tradicionais e procurando ampliar a produção agrícola e a qualidade de vida dos produtores da região.  

Sobre o programa

Criado em 2003, o PPG-ATU atua em duas linhas de pesquisas: Agroecologia e uso, manejo e tecnologia de recursos tropicais, desenvolvendo pesquisas em agronomia relacionadas à agricultura familiar e produção de alimentos na Amazônia. Qualifica pesquisadores para atuar no Trópico Úmido, na área de Agronomia, contribuindo de forma sustentável para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da agricultura na Amazônia.

 

Hoje o Inpa possui nove Programas de Pós-graduação, dos quais dois não oferecem doutorado: PPG-ATU e Mestrado Profissional em Gestão e Áreas Protegidas (MPGAP). E a criação do Doutorado do ATU atende ao objetivo previsto no do Plano Diretor do Instituto (PDU/ 2021-2025) de ampliar o alcance dos cursos de pós-graduação. Segundo Hanada, o PPG-ATU está trabalhando para que as atividades do curso iniciem no primeiro semestre de 2024.

 

Go to top Menu