Banner: Adaptado Sedecti

 

Nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), Manaus vira palco das discussões da Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Norte, um importante espaço democrático e de participação social na construção das bases da política científica do Brasil para os próximos dez anos. A abertura acontece às 9h, no Auditório da Academia Stem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Darcy Vargas, Chapada, zona centro-sul da cidade.

O evento contará com a presença da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Henrique Pereira, do governador do Amazonas, Wilson Lima, além de outros governadores do Norte e de autoridades do setor. Após a abertura na universidade, a ministra fará uma visita às instalações do Inpa, onde terá no fim da manhã um encontro com a nova gestão e os servidores da unidade de pesquisa do MCTI, que é referência nos estudos de biodiversidade amazônica, ecossistemas, conservação de espécies e mudanças climáticas.

A Conferência Regional é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (#5CNCTI), que acontece no Brasil após um intervalo de 14 anos. No Amazonas, já foram realizadas conferências municipais, Livres (do Inpa - Sistemas de Conhecimentos: tradicional indígena e Científico - diálogos possíveis e da  Amazônia - para um futuro sustentável e inclusivo), Estadual e agora chegou a vez da regional.

O evento é gratuito e aberto a todos, como cidadãos, representantes da sociedade civil, empresários, empreendedores e agentes públicos. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://lets.4.events/conferencia-de-ct&i-da-regiao-norte-C23910E9

De acordo com o diretor do Inpa, professor Henrique Pereira, todos estão imbuídos nesse movimento ascendente de escuta à sociedade e de debates participativos, começando desde as conferências municipais, temáticas, livres e estaduais e, agora, nesse momento de grande confluência regional. “Esse acúmulo vem enriquecendo sobremaneira o nosso repertório de propostas, porém, ao mesmo tempo, vai requerer um grande poder de síntese, para que nossas reivindicações regionais estejam claramente espelhadas no documento final da conferência nacional”,  destacou Henrique Pereira. 

Em todas as regiões são realizadas as conferências, que em conjunto com os diversos segmentos da sociedade, acadêmico e empresarial discutem caminhos para o desenvolvimento do país e a solução de problemas do cotidiano dos brasileiros, a partir da CT&I. 

Os encaminhamentos das Conferências são enviados para o encontro Nacional- a 5ª CNCTI, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido". 

Na programação da Conferência Regional Norte estão as apresentações dos resumos das conferências estaduais e os debates por cada um dos quatro eixos da 5ª CNCTI:  I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; III – CT&I para programas e projetos estratégicos nacionais; e IV – CT&I para o desenvolvimento social.

Go to top Menu