Da Redação - Inpa
O Programa de Qualidade de Vida do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza a campanha "Saúde Mental e Corpo trabalham juntos!", nos dias 24 e 25 de abril, no Auditório da Biblioteca do Instituto. A ação é alusiva ao Abril Verde, mês da conscientização da prevenção de acidentes de trabalho e vai chamar atenção para a Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional
O evento é aberto à comunidade Inpa: servidores, estudantes, estagiários, colaboradores, terceirizados. Todos os participantes serão certificados.
A campanha tem como foco a prevenção à Síndrome de Burnout. A psicóloga Jael Pinheiro Souza, da Geap Saúde, fará uma introdução, características e prevenção ao distúrbio. De acordo com a presidente da Comissão de Qualidade de Vida do Inpa, Pollyanne Simas, é importante orientar a comunidade sobre os sinais e sintomas dessa síndrome do esgotamento profissional, muitas vezes confundida, por exemplo com o estresse, que não deixa de ser um fator contribuinte, mas que de forma isolada não provoca o adoecimento.
“Este é um assunto que tem influência direta com a organização do trabalho, a forma como se conduzem as tarefas, o ritmo de trabalho, a pressão no trabalho, é a ergonomia organizacional, que busca identificar os fatores que impactam no bem-estar e produtividade do trabalho. Portanto, nosso objetivo é alertar a comunidade e apresentar meios de prevenção ao adoecimento", ressalta Simas.
Organizada pela Comissão do Programa de Qualidade de Vida do Inpa, a ação conta com o apoio da Geap Saúde e do Laboratório Sabin.
No dia 25 (quinta-feira) acontece uma prática de ginástica laboral, com o apoio do SESI, que trará demonstração de alongamentos que podem ser adotados nos intervalos e pausas do trabalho, em atividades sentadas ou em pé. Também haverá ações de saúde com medição da pressão arterial, glicemia capilar e bioimpedância.
Para participar inscreva-se aqui e acompanhe a programação: