Vivemos tempos difíceis e mais um colega do Inpa partiu, em decorrência de complicações da Covid-19. Aposentado há poucos anos, João Alves Coelho, faleceu nesta semana, apesar de já estar no aconchego do seu lar recuperando-se das complicações da doença. Motorista dedicado, com mais de 30 anos de atuação no Instituto, João Coelho percorreu muito chão dessa Amazônia, acompanhando diversas equipes de pesquisas em excursões e expedições.
Condutor, parceiro, proativo, alegre e um cara bem ‘esperto’, como pode ser observado na mensagem do Dr. Bruce Nelson, João Coelho carregava nas veias o gosto pela mata. Ele era sobrinho dos irmãos Luiz e Dionízio Coelho “botânicos práticos pioneiros e grandes conhecedores da flora Amazônica”, ambos já falecidos. João Coelho também gostava de música, e nas comemorações com os colegas atuava até como D.J., sem contar a paixão pela Marujada de Guerra (Caprichoso), onde o esposo, pai e avó ‘bateu palminhas, brincou e mostrou o melhor ritmo do Festival’.
João Coelho e tantos outros colegas e parceiros do Inpa que partiram, vamos levar um tempo para processar e elaborar uma nova forma de ver e lidar com essa realidade, pois uma parte de quem nós somos como pessoas e organização foi com vocês. Mas, com a solidariedade de todos, vamos construir uma nova história, sem esquecer da contribuição dos que passaram. A cada um, a nossa gratidão, e desejos para que na nova morada vocês tenham o descanso eterno. A todos os familiares, amigos e colegas, as nossas sinceras condolências.
Clique aqui para ver mensagem de homenagem ao Sr. João Coelho