- Detalhes
-
Última atualização: 12 Setembro 2024
A décima primeira edição dos Seminários da Amazônia que seria realizada hoje ganhou uma nova data. A palestra do pesquisador Bruce Forsberg agora será realizada na próxima quinta-feira,19, com o tema “A mudança climática e o sistema fluvial amazônico”. O evento presencial e gratuito acontecerá às 16h, no Centro de Convivência do Instituto (prédio 97), campus I.
Forsberg discutirá os efeitos das mudanças climáticas na dinâmica dos rios Amazônicos e como os eventos extremos, secas e cheias frequentes e intensas, podem afetar o ecossistema fluvial amazônico, a bioeconomia regional, a segurança alimentar das comunidades ribeirinhas e a matriz energética nacional.
O pesquisador do Inpa irá abordar, ainda, as previsões e estudos sobre o impacto das mudanças climáticas no sistema fluvial Amazônico por meio de previsões de modelos hidroclimáticos.
Atualmente, o pesquisador aposentado do Inpa, é Gerente Científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) do Inpa e reside e trabalha na Amazônia, onde sua pesquisa tem focada na ecologia, limnologia, biogeoquímica e manejo dos ecossistemas fluviais tropicais.
Seminários da Amazônia
Os Seminários estão previstos para acontecer duas vezes por mês, às 16h, no Centro de Convivência, campus 1 do Instituto. A depender da necessidade ou oportunidade, sessões extras podem ocorrer, inclusive com mudança de local. O evento é presencial (sem transmissão), aberto ao público e gratuito.
Realizado no Inpa desde a década de 1970, com algumas interrupções no decorrer dos anos, os Seminários da Amazônia se constituem num espaço de diálogo e debate sobre temas que envolvem a Amazônia e pesquisas científicas.
Nesta nova fase, os Seminários estão divididos em ciclos temáticos, priorizando a apresentação de cientistas da instituição. Outra novidade é a possibilidade de ter a publicação de artigos sob encomenda na revista científica multidisciplinar do Inpa, a Acta Amazonica.
A Direção do Inpa estimulou o retorno dos Seminários da Amazônia que sob a organização das pesquisadoras Vera da Silva, líder do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), Flávia Costa, coordenadora do sítio 1 do Projeto Ecológico de Longa Duração (Peld), e Ana Carla Bruno, líder do Grupo de Pesquisa História, Língua e Cultura Indígena.