Discentes do CLIAMB recebem certificados em cerimônia na Reitoria da UEA

Os Discentes do Curso de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (CLIAMB), Erilane Teixeira, Adriana Lira Lima e Leonardo Cesar Jimemez  participaram de uma cerimônia especial na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde receberam certificados pelo apoio à participação na Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM 2024). O evento contou com a presença do Reitor da UEA, que destacou a importância da inserção dos estudantes em eventos científicos de grande relevância.

A participação dos alunos no congresso foi viabilizada por meio do Fundo de Reserva Específico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEPDI/UEA), que incentiva a disseminação científica e o aprimoramento acadêmico. Durante a cerimônia, os estudantes compartilharam suas experiências no evento e reforçaram o impacto dessa oportunidade em sua formação e pesquisa.

A entrega dos certificados simboliza o reconhecimento da universidade ao empenho dos alunos e reforça o compromisso da UEA com a valorização da ciência e da internacionalização do conhecimento.

Boas-vindas à nova turma de mestrandos do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente2025  (PPG-Cliamb)

O programa visa formar profissionais especialistas sobre as questões dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia provocados pelas mudanças no uso da terra na região e pelas mudanças climáticas globais.

“A Amazônia, hoje, está no centro dos debates globais sobre as mudanças do clima e o mundo precisa de profissionais altamente qualificados para entender e mitigar os impactos. O PPG-Cliamb tem, portanto, papel estratégico enquanto resposta científica da EST/UEA e do INPA a esses desafios sem precedentes”, destaca o diretor da EST.

O evento foi aberto pela palestra “Experimentos Meteorológicos na Amazônia: uma linha do tempo ao longo das últimas 4 décadas”, do Prof. Dr. Gilberto Fisch, seguida pelas falas dos coordenadores do programa, os professores José Augusto Veiga e Luiz Antônio Cândido.


Workshop internacional discute seca e calor extremo no Brasil e seus impactos

Entre os dias 27 de janeiro e 06 de fevereiro de 2025, ocorreu o Workshop de Atribuição de Eventos Extremos e seus Impactos – Climate Science for Service Partnerships (CSSP) Brazil, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater a seca e o calor extremo que afetaram o Norte e o Centro-Oeste do país entre 2023 e 2024. O evento, organizado pelo Cemaden, INPA, University of Oxford e MetOffice, foi um marco na busca por respostas científicas sobre a influência das mudanças climáticas nesses fenômenos. Os participantes se dedicaram a questões cruciais: a frequência e magnitude desse evento foram alteradas pelas mudanças climáticas? Quais fatores climáticos e influências externas à atmosfera desempenharam um papel? E, principalmente, quais foram os impactos para a sociedade? O evento foi um grande sucesso, proporcionando discussões ricas e a geração de conhecimentos essenciais para a compreensão dos desafios climáticos atuais e futuros. O PPG-CLIAMB-INPA/UEA parabeniza todos os envolvidos por essa importante contribuição à ciência do clima.

Pagina 1 de 4

Go to top Menu