A Coordenação, Secretaria , Apoio técnico e Representante de Discentes do Programa de Pós Graduação CLIMA E AMBIENTE - CLIAMB - INPA/UEA, se reuniram nas dependência do Inpa, para tratarem de assuntos pertinentes ao Planejamento administrativo anual do PPG - CLIAMB .
A reunião teve como objetivo apresentar o cronograma de atividades das secretarias e reorganização de demandas dos setores.
O comprometimento e a vontade de tornar o serviço mais eficiente é que torna a equipe mais fortalecida.
O Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB), interinstitucional INPA-UEA, está com inscrições abertas para o processo seletivo de Doutorado para ingresso em 2025, segundo o cronograma de fluxo contínuo. O curso oferece 10 vagas para candidatos interessados em ingresso no mestrado, tendo como público-alvo profissionais das áreas de Ciências Ambientais, Meteorologia, Climatologia, Biologia, Ecologia, Matemática, Engenharias e áreas afins, interessados em se especializar nas questões climáticas e ambientais.
As inscrições podem ser realizadas entre 30 de dezembro de 2024 e 15 de setembro de 2025, via formulário digital disponibilizado no edital, que deverá ser enviado por e-mail junto com a documentação necessária. O processo seletivo será composto por etapas eliminatórias e classificatórias, incluindo análise curricular, avaliação do projeto de pesquisa e entrevista. O ingresso ocorrerá em três períodos distintos do ano de 2025 que irá depender das inscrições dos candidatos.
Para mais informações sobre os requisitos, cronograma detalhado e orientações específicas, consulte o Edital no link abaixo :
https://w2.solucaoatrio.net.br/somos/inpa-cliamb/index.php/pt/downloads/viewdownload/46-edital/50-edital-doutorado-2025-ppg-cliamb
Essa é uma oportunidade única para pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o entendimento e a mitigação dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia, sob a orientação de docentes de excelência
Doutorado sanduíche no exterior
As discentes Adriana Lira Lima, integrante do Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas na Amazônia (GPMCA), e Raíssa Soares de Oliveira, integrante do Laboratório de Monitoramento da Atmosfera Amazônica (LaMAAm), foram contempladas com a Bolsa PDSE, concedida pelo edital CAPES 26/2024 e regida pelo edital interno 01/2025 do PPG-CLIAMB!
A seleção foi realizada pela comissão do PPG-CLIAMB/INPA-UEA, e essa oportunidade permitirá que ampliem suas pesquisas e fortaleçam colaborações científicas internacionais na área de mudanças climáticas e meio ambiente.
Desejamos muito sucesso nessa jornada acadêmica! Que essa experiência traga grandes avanços para a ciência!