Publicação do artigo da mestranda Carla Maria Alves de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPGCLIAMB – INPA/UEA), na revista Ciência e Natura. A discente Carla é integrante do Laboratório de Monitoramento da Atmosfera Amazônica (LaMAAm), coordenado pelo Prof. Dr. Cléo Quaresma Dias Júnior.
Resumo: Utilizando 13 anemômetros sônicos nas torres do sítio experimental ATTO, no coração da Amazônia, o estudo revelou diferenças marcantes entre as estações do ano: durante a estação seca, a Camada Limite Noturna (do inglês, Nocturnal Boundary Layer [NBL]) foi mais baixa (média de 86,6 m), enquanto na estação chuvosa atingiu alturas maiores (média de 160,4 m), devido ao impacto das nuvens na radiação e na turbulência. As maiores alturas durante a estação chuvosa podem ser atribuídas à maior presença de nuvens durante esse período, resultando em uma maior quantidade de radiação de onda longa emitida por essas nuvens. Isso influencia o aumento da turbulência devido ao balanço radiativo disponível e, consequentemente, resultando em maiores alturas de NBL.
O Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB), interinstitucional INPA-UEA, está com inscrições abertas para o processo seletivo de Doutorado para ingresso em 2025, segundo o cronograma de fluxo contínuo. O curso oferece 10 vagas para candidatos interessados em ingresso no mestrado, tendo como público-alvo profissionais das áreas de Ciências Ambientais, Meteorologia, Climatologia, Biologia, Ecologia, Matemática, Engenharias e áreas afins, interessados em se especializar nas questões climáticas e ambientais.
As inscrições podem ser realizadas entre 30 de dezembro de 2024 e 15 de setembro de 2025, via formulário digital disponibilizado no edital, que deverá ser enviado por e-mail junto com a documentação necessária. O processo seletivo será composto por etapas eliminatórias e classificatórias, incluindo análise curricular, avaliação do projeto de pesquisa e entrevista. O ingresso ocorrerá em três períodos distintos do ano de 2025 que irá depender das inscrições dos candidatos.
Para mais informações sobre os requisitos, cronograma detalhado e orientações específicas, consulte o Edital no QR Code ou na aba de Documentos
Essa é uma oportunidade única para pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o entendimento e a mitigação dos impactos climáticos e ambientais na Amazônia, sob a orientação de docentes de excelência
O Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB), interinstitucional INPA-UEA, está com inscrições abertas para o processo seletivo da turma de Mestrado de 2025. O curso oferece 10 vagas para candidatos interessados em ingresso no mestrado, tendo como público-alvo profissionais das áreas de Ciências Ambientais, Meteorologia, Climatologia, Biologia, Ecologia, Matemática, Engenharias e áreas afins, interessados em se especializar nas questões climáticas e ambientais.
O processo seletivo será conduzido por meio da Oficina TECER, que proporcionará uma profundidade profunda nos temas e linhas de pesquisa do programa. As inscrições ocorrerão entre 30 de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025 e deverão ser realizadas online, através de um formulário específico.
Para mais detalhes sobre o processo seletivo, como requisitos, documentação necessária e cronograma completo, consulte o Edital acessando QR Code da tela ou na aba Documentos
Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja se especializar nas questões climáticas e ambientais da Amazônia, com orientação de professores altamente qualificados.