A Universidade de Pernambuco (UPE) tem desenvolvido diversas ações institucionais voltadas à internacionalização, que vêm sendo continuamente estimuladas nos programas de pós-graduação nos últimos anos. Essas iniciativas se fundamentam principalmente em dois pilares:
Participação de Pesquisadores Estrangeiros
No âmbito do corpo docente e colaborador estrangeiro, destaca-se a disciplina eletiva Diagnóstico Molecular de Doenças, que conta com a participação de renomados pesquisadores internacionais, entre eles:
Além desses, participam docentes e pesquisadores do programa e de outras instituições brasileiras, como UFLA, USP e UFG. Esta disciplina atrai também alunos de outros programas, como RENORBIO e o Programa de Genética e Biologia Molecular da UFPE.
Disciplina Eletiva em Inglês
O PPGBCMA oferece ainda a disciplina eletiva ministrada integralmente em inglês, Planning, Proposing and Presenting Science. O objetivo desta disciplina é preparar os discentes para planejar pesquisas, redigir propostas, elaborar relatórios, escrever resumos para conferências, desenvolver habilidades de comunicação eficazes e preparar apresentações orais.