O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, parabeniza a egressa Mônica Carolina de Albuquerque Beltrão pela publicação da obra "A capoeira enquanto construção da identidade e de uma educação problematizadora".

O livro trata-se de uma obra que debruça sobre a capoeira enquanto ação cultural e colaboração para o desenvolvimento de uma educação problematizadora, considerando algumas práticas didáticas adotadas na construção de processos de ensino-aprendizagem que valorizem nossas raízes histórico-culturais. Para tanto, a obra é fruto dos resultados de uma pesquisa que se propôs a revelar as ações coletivas a partir do estudo de caso do Projeto Ginga do Araçá. Buscando contribuir com o desenvolvimento da capoeira na comunidade e a inserção desta arte como prática sensibilizatória, ação formativa e contribuição pedagógica, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa – debruçada na pesquisa-ação, aliada aos métodos de observação participante, realização de oficinas, rodas de diálogo e entrevistas. Neste sentido, a obra traz a análise dos dados observados e os valentes significados erguidos pela capoeira e o desenvolvimento das atividades compactuadas com uma troca singular de saberes e má aprendizagem comprometida com os movimentos sociais dialógicos numa perspectiva do multiculturalismo crítico.

Celebramos essa conquista e estimamos êxito profissional e educacional rumo à construção de um país multicultural e engajado na educação!

Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte
Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação
#upe #upenasredes

Go to top Menu