Formar docentes pesquisadores para contribuir com a criação de práticas curriculares e/ou produtos de aplicação imediata no desenvolvimento da educação básica.
Ampliar o campo dos saberes docentes a partir da experiência e da experimentação em sala de aula, de modo a ampliar novas possibilidades de atuação.
Produzir e implementar materiais e projetos inovadores que atendam às demandas do processo ensino-aprendizagem na Educação Básica, no contexto em que se apresentam.
Implementar didáticas de conteúdos geral e específicos sintonizadas com as necessidades de aprendizagens coletivas e individuais de alunos através da utilização de TIC e de recursos pedagógicos clássicos.
Elevar a capacidade de execução, avaliação e proposição de políticas educacionais por meio de análises de programas projetos e ações vivenciados no âmbito das escolas.
Gerar subsídios imediatamente dirigidos para a tomada de decisão dos professores, na perspectiva de reformular com maior autonomia suas práticas frente as políticas em andamento no âmbito da educação básica.