Linha 1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Estuda a formação inicial e continuada de professores e a sua prática pedagógica em diferentes espaços educacionais, níveis e modalidades de ensino, na perspectiva da cultura, dos processos de ensino-aprendizagem, da profissionalização, dos saberes docentes e do currículo que possibilitem a implementação de práticas inovadoras de ensino e organização do processo de aprendizagem, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação básica na rede pública de ensino. Desse modo, esta linha articula estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação Básica, a partir da análise de fenômenos educacionais e do desenvolvimento de práticas inovadoras articuladas nas diversas áreas, tais como: linguagem, didática de conteúdos específicos (Matemática, Português, Geografia, História), currículo, avaliação, prática pedagógica e docente, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental.
Docentes: Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Débora Amorim Gomes da Costa Maciel, Jonathas de Paula Chaguri, José Roberto da Silva, Marcelo Alves Ramos, Maria de Fátima Gomes da Cruz, Maria do Carmo Barbosa de Melo, Maria Marly de Oliveira e Múcio Luiz Banja Fernandes.
Linha 2- POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL: Estuda questões relacionadas com os processos de políticas educacionais a partir dos seguintes referenciais: marco legal da educação, gestão democrática, organização da educação nacional, políticas de educação ambiental e políticas da educação do campo. Estuda também o processo de gestão educacional em suas múltiplas dimensões articuladas com a formação docente consonantes com a práxis pedagógica do professor nos seguintes aspectos/enfoques/perspectivas: avaliação institucional, planejamento escolar, gestão do currículo, programas, projetos, sistemas gerenciais, sistemas de monitoramento da educação, planejamento da escola, conselho escolar. Esta linha tem por finalidade, gerar subsídios imediatamente dirigidos para a tomada de decisão sobre o modo de atuação dos professores através de programas e projetos em execução, no âmbito da escola, e para a regulação no sentido de reformular com maior autonomia as politicas em vigência na educação básica.
Docentes: Adlene Silva Arantes, Ana Claúdia Ribeiro Tavares, Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Odaléa Feitosa Vidal, Volmir José Brutscher, Waldênia Leão de Carvalho.