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A disciplina POLÍTICAS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA discutirá ao longo do semestre a configuração das relações raciais no Brasil, trajetória, projetos de dominação e perspectivas atuais; a questão racial na escola brasileira; políticas para a educação das relações étnico-raciais nos diferentes níveis de ensino; a perspectiva descolonizadora e a valorização da identidade negra e indígena na sala de aula.

 

No dia 31 de julho discutiremos a Temática indígena na sala de aula e contaremos com a presença de Edson Silva- prof. Titular de História/UFPE e Maria da Penha Silva - Doutoranda em Antropologia/UFPE.

Além dos alunos regularmente matriculados, podem participar aluno da Graduação, Pós-Graduação e docentes da Educação básica.

 

A disciplina POLÍTICAS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA discutirá ao longo do semestre a configuração das relações raciais no Brasil, trajetória, projetos de dominação e perspectivas atuais; a questão racial na escola brasileira; políticas para a educação das relações étnico-raciais nos diferentes níveis de ensino; a perspectiva decolonizadora e a valorização da identidade negra e indígena na sala de aula.

Neste mês de julho, inicia seus trabalhos discutindo aspectos históricos da educação dos negros. Contaremos com a presença da Profa. Dra. Surya Aaronovich Pombo de Barros -UFPB.
Além dos alunos regularmente matriculados, podem participar aluno da Graduação.

 

Curso de Extensão vinculado à Pesquisa da linha Política e Gestão Educacional.

 

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação da  Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte, a mestranda Lyza Gennifer de Barros organiza um curso de formação para gestores escolares da rede municipal de ensino de Olinda.

 

Esta ação faz parte da inserção  social da pesquisa intitulada “Políticas Curriculares em Pernambuco: A atuação do  gestor escolar no contexto de implementação da Base Nacional Curricular Comum”, na linha de pesquisa Política e Gestão Educacional.

 

A ação contará  com a participação de especialistas na área, vinculados às instituições de ensino superior  (UPE, UFPE, UFPB e UFRPE) e gestores escolares vinculados à Secretaria de Educação de Olinda.

 

 Os temas abordados serão :

 

·         Planejamento e Currículo: o papel do gestor enquanto articulador do Projeto Político Pedagógico na  Escola.

·         O currículo na dimensão pedagógica da gestão Escolar.

·        As políticas curriculares, a atuação do currículo na escola e o processo de avaliação.

 

Diante do cenário de Pandemia e isolamento social, o  curso será realizado em plataforma virtual, compondo momentos de palestras, debate e  oficinas sobre as políticas públicas curriculares.

 

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