Divulgação - Defesa Nº 257

Aluno: Luiza Freire Paiva Alves Lira

Título: “Visual-PR: Uma abordagem visual e gamificada para apoio à Priorização de Requisitos”

Orientador: Maria Lencastre Pinheiro de Menezes - (PPGEC)

Co-orientador: João Henrique Correa Pimentel - (PPGEC)

Examinador Externo: João Baptista da Silva Araújo Junior - (UNL)

Examinador Interno: Fernanda Maria Ribeiro de Alencar - (PPGEC)

Data-hora: 23 de setembro de 2022 às 14:30h.
Local: Formato Remoto (https://meet.google.com/xfi-kiig-qpp)


Resumo:

         Muitas empresas não investem na priorização de requisitos (PR) por ser uma tarefa pouco motivadora, que engloba aspectos de complexidade, volatilidade dos requisitos e dificuldade em manter o envolvimento dos stakeholders. [Problema] Neste trabalho, busca-se diminuir o negligenciamento da PR, através de uma abordagem que integre elementos visuais de priorização, de forma a auxiliar e motivar as equipes no processo de planejamento e execução da priorização. [Objetivo] A abordagem proposta, chamada Visual-PR, integra modelos e ferramentas voltados para a PR, indo dos early aos late requirements, além de usar elementos de gamificação durante o seu processo. [Metodologia] A pesquisa incluiu as etapas de: i) Estudo e Planejamento ii) Desenvolvimento da Abordagem iii) Execução do Estudo de Caso iv) Análise dos Resultados. A abordagem proposta, o Visual-PR, integra aspectos das linguagens de modelagem visual i*p, o piStar-Visualization e o PRIUS. As duas primeiras têm o objetivo de dar suporte a aspectos relacionados à PR ainda na fase de goals, através de uma extensão do modelo i*, permitindo usufruir de um conjunto rico de relações e de elementos visuais.Especificamente, o piStar-Visualization dá apoio à análise do impacto da PR, com base em uma visualização de cores, tamanhos e ícones. Já a proposta do PRIUS reforça a experiência, dando continuidade ao processo PR a nível de estórias de usuário. Os conceitos de gamificação permeiam todo o processo. O Estudo de Caso realizado usou um problema real - o projeto da Plataforma PE-Colabora - tendo sido aplicado inicialmente com estudantes e em seguida com stakeholders reais do projeto; seguiu-se um protocolo previamente estabelecido, onde constaram as principais etapas para a correta coleta e análise dos dados. [Resultados] A abordagem demonstrou ser útil no processo de priorização, com o que se relaciona ao maior suporte e motivação à PR. Porém, observa-se que mais estudos são, ainda, necessários neste contexto.

Banca

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