"No ambiente dinâmico e altamente competitivo da tecnologia da informação, a retenção de talentos surge como uma preocupação essencial para as empresas. A natureza dispersa das equipes de desenvolvimento distribuídas, frequentemente localizadas em diferentes regiões geográficas, adiciona uma camada de complexidade a essa realidade. As organizações, mediante um ambiente de competitividade e complexidade, precisam mitigar a intenção de saída dos profissionais mais criativos e competentes, para garantir sua prosperidade. Nessa circunstância, o entendimento do conceito de suporte organizacional percebido se torna relevante. Este estudo busca investigar como as diferentes dimensões do suporte organizacional percebido podem influenciar a intenção de turnover dos profissionais inseridos nesse ambiente de desenvolvimento e criar um guia de boas práticas para que as organizações possam mitigar esse fenômeno . Para isso, a pesquisa foi conduzida em cinco principais fases: Fase 1 (Revisão Ad-Hoc). Fase 2 (Revisão Sistemática da Literatura). Fase 3 (Survey) e Fase 4 (Elaboração do guia de boas práticas) e Fase 5 (Survey para validação). Foram analisados três construtos para caracterizar o suporte organizacional percebido pelos trabalhadores. Os resultados apontaram que uma combinação de características do trabalho (desafio e carga percebida), estressores laborais (conflito e ambiguidade de papéis) e autonomia organizacional (oportunidades de remuneração e mentoria) influenciam a intenção de saída dos colaboradores. Esses resultados auxiliam na compreensão do fenômeno do turnover em projetos distribuídos de software e podem guiar práticas e estratégias para a redução desse problema"