Alumni

Espera-se que os estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado desenvolvam um conjunto de competências interligadas, permitindo que ambas as formações atuem como etapas progressivas de desenvolvimento profissional e acadêmico. A passagem do Mestrado para o Doutorado é vista como um processo gradual de transferência de autonomia para o estudante.

O aluno mestre titulado pelo PPGEC que não desejar continuar sua formação em nível de Doutorado tem assegurada uma formação com caráter de terminalidade, conforme as diretrizes nacionais de Pós-Graduação.

Diante da evolução do PPGEC nos últimos anos e do fortalecimento de suas frentes de atuação, a estrutura do perfil do egresso foi refinada de quatro para cinco dimensões. Essa atualização busca refletir com maior precisão o equilíbrio entre competências científicas, tecnológicas e estratégicas, garantindo que os egressos estejam preparados tanto para a academia quanto para o setor produtivo, inovação e impacto social:

1. Pesquisa e Avanço do Conhecimento
  • Capacidade de investigar e propor novos modelos, métodos, técnicas e estratégias para solucionar problemas complexos em Computação.
  • Desenvolvimento de pesquisas aplicadas e teóricas de alto impacto, publicadas em periódicos e conferências de prestígio.
  • Colaboração com grandes centros de pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para o avanço científico e tecnológico.
2. Desenvolvimento e Inovação de Produtos
  • Domínio de processos de engenharia de software, modelagem e sistemas computacionais para projetar, desenvolver, testar e validar soluções tecnológicas.
  • Aplicação do conhecimento científico para a criação de produtos inovadores e transferência de tecnologia para a indústria.
  • Incentivo à propriedade intelectual, incluindo registro de patentes e softwares.
3. Empreendedorismo e Liderança
  • Habilidade para identificar oportunidades de mercado, criar e gerir startups de base tecnológica.
  • Atuação estratégica na indústria, promovendo inovação e transformação digital.
  • Gestão de equipes interdisciplinares e formulação de políticas tecnológicas e de inovação.
4. Ensino e Formação Acadêmica
  • Preparação para docência no ensino superior, com domínio de metodologias ativas e produção de materiais didáticos.
  • Atuação na orientação de estudantes em iniciação científica, mestrado e doutorado.
  • Desenvolvimento de habilidades pedagógicas para formar profissionais qualificados em Computação.
5. Extensão e Impacto Social
  • Participação em projetos de extensão que democratizam o conhecimento em Computação e promovem impacto social e econômico.
  • Colaboração com centros tecnológicos (PARQTEL, Porto Digital), com o Instituto de Inovação Tecnológica (IIT/UPE) e demais instituições governamentais.
  • Disseminação do conhecimento por meio de eventos, consultorias e iniciativas de transformação digital.

Representação Discente - Alumni: :
Denis de Gois Marques - Egresso do Mestrado
Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Representação Docente - Alumni::
Prof. Dr. Carlo Marcelo Revoredo da Silva - Docente Permanente do PPGEC
Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Caros(as) Egressos do PPGEC,

Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar da Autoavaliação Institucional do PPGEC.

O formulário contendo o questionário de Autoavaliação dos Egressos está disponível no seguinte LINK e não deve levar mais do que 7 minutos para ser preenchido.

Poderão participar todos os membros da comunidade acadêmica, sejam eles Discentes (graduação e pós-graduação), Egressos (graduação e pós-graduação), Docentes (efetivos e temporários) e Servidores Técnicos de todos os níveis de ensino (efetivos, terceirizados e estagiários). Este formulário é importantíssimo para o programa projetar ações com os discentes e egressos do programa.

Atenciosamente,
Secretaria de Pós-Graduação em Engenharia de Computação

Página 1 de 2

Go to top