Espera-se que os estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado desenvolvam um conjunto
de competências interligadas, permitindo que ambas as formações atuem como etapas
progressivas de desenvolvimento profissional e acadêmico. A passagem do Mestrado para o
Doutorado é vista como um processo gradual de transferência de autonomia para o estudante.
O aluno mestre titulado pelo PPGEC que não desejar continuar sua formação em nível de
Doutorado tem assegurada uma formação com caráter de terminalidade, conforme as
diretrizes nacionais de Pós-Graduação.
Diante da evolução do PPGEC nos últimos anos e do fortalecimento de suas frentes de atuação,
a estrutura do perfil do egresso foi refinada de quatro para cinco dimensões. Essa atualização
busca refletir com maior precisão o equilíbrio entre competências científicas, tecnológicas e
estratégicas, garantindo que os egressos estejam preparados tanto para a academia quanto
para o setor produtivo, inovação e impacto social:
1. Pesquisa e Avanço do Conhecimento
- Capacidade de investigar e propor novos modelos, métodos, técnicas e estratégias para solucionar problemas complexos em Computação.
- Desenvolvimento de pesquisas aplicadas e teóricas de alto impacto, publicadas em periódicos e conferências de prestígio.
- Colaboração com grandes centros de pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para o avanço científico e tecnológico.
2. Desenvolvimento e Inovação de Produtos
- Domínio de processos de engenharia de software, modelagem e sistemas computacionais para projetar, desenvolver, testar e validar soluções tecnológicas.
- Aplicação do conhecimento científico para a criação de produtos inovadores e transferência de tecnologia para a indústria.
- Incentivo à propriedade intelectual, incluindo registro de patentes e softwares.
3. Empreendedorismo e Liderança
- Habilidade para identificar oportunidades de mercado, criar e gerir startups de base tecnológica.
- Atuação estratégica na indústria, promovendo inovação e transformação digital.
- Gestão de equipes interdisciplinares e formulação de políticas tecnológicas e de inovação.
4. Ensino e Formação Acadêmica
- Preparação para docência no ensino superior, com domínio de metodologias ativas e produção de materiais didáticos.
- Atuação na orientação de estudantes em iniciação científica, mestrado e doutorado.
- Desenvolvimento de habilidades pedagógicas para formar profissionais qualificados em Computação.
5. Extensão e Impacto Social
- Participação em projetos de extensão que democratizam o conhecimento em Computação e promovem impacto social e econômico.
- Colaboração com centros tecnológicos (PARQTEL, Porto Digital), com o Instituto de Inovação Tecnológica (IIT/UPE) e demais instituições governamentais.
- Disseminação do conhecimento por meio de eventos, consultorias e iniciativas de transformação digital.