Divulgação - Defesa Nº 181

Aluno: Rodrigo Botelho Cursino 
Título: “Aplicando Gamificação na Validação de Requisitos Ágeis”.

Orientadora: Profa. Maria Lencastre P. Menezes e Cruz 
Data-hora: 12/setembro/2018 (09:30h) 
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – SALA I-4


Resumo:

“Contexto: Muitos projetos ainda falham por problemas relacionados aos seus requisitos. Para evitar tais questões, é importante motivar os stakeholders a se engajarem na realização de suas tarefas, entre elas a validação dos requisitos. Uma abordagem com potencial para alcançar este objetivo é a gamificação, que aplica elementos de jogos em atividades e contextos que não são jogos. Objetivos: Este trabalho desenvolveu duas propostas. A primeira sugere um processo para a validação de requisitos ágeis. Com ele, as equipes podem estruturar suas sessões de validação de requisitos de forma simples e com tarefas delimitadas. A segunda define uma camada de gamificação em cima da estrutura proposta de validação, visando reforçar o engajamento dos stakeholders na realização destas atividades. Dois sistemas web foram implementados para viabilizar a validação das propostas. Metodologia: Para validar as propostas e hipóteses deste trabalho foram conduzidos experimentos com dois grupos. Ambos realizaram a validação de requisitos ágeis. O primeiro utilizou o sistema sem a camada de gamificação; e o segundo operou o sistema que contém os elementos de jogos. Além dos experimentos, um grupo focal foi realiado para enriquecer as análises a partir de análises qualitativas. Resultados: Das cinco hipóteses elaboradas por este trabalho, duas foram aceitas e três refutadas. Com isso, não é possível estatisticamente afirmar que os elementos de jogos aumentaram o engajamento dos participantes no que diz respeito a quantidade de registro de inconsistências encontradas nos requisitos. Por outro lado, foi possível afirmar que o grupo gamificado foi responsável por mais comentários relevantes; além de terem vivenciado mais emoções positivas. Além disso, resultados do grupo focal destacam que o senso de colaboração entre os participantes e o engajamento dos mesmos na realização das atividades demandadas foram pontos destacados pelos participantes. Conclusão: Apesar de estatisticamente algumas hipóteses não terem sido confirmadas, é possível observar que os benefícios do uso de elementos de jogos são reais e tangíveis e que, no contexto da validação de requisitos ágeis, tornou as atividades mais efetivas e prazerosas.”

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