Divulgação - Defesa Nº 223

Aluno: Adson Matoso Santos

Título: “Desenvolvimento de uma Solução para Automatização de Pesquisas Volumétricas Globais e Classificatórias de Veículos em Rodovias”.

Orientador: Prof. Alexandre Magno Andrade Maciel
Co-orientador: Carmelo José Albanez Bastos Filho

Data-hora: 17/Dezembro/2020 (14:00h)
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – Formato Remoto (https://meet.google.com/ghz-nyyh-mdw)


Resumo:

“As pesquisas de tráfego permitem o conhecimento da geração e distribuição do fluxo de veículos,essas informações são fundamentais para previsão das necessidades futuras de circulação dos usuários das vias. No Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)mantém o Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), que objetiva avaliar o fluxo atual de tráfego nas rodovias federais. No entanto, o DNIT ainda realiza pesquisas classificatórias de forma não automatizada ou utilizando equipamentos invasivos. Neste contexto, a busca por soluções mais modernas que possibilitem um maior número de pesquisas classificatórias automatizadas não invasivas e de baixo custo é fundamental para a otimização de estudos de tráfego. Este trabalho propõe um sistema que utiliza o YOLOv3 para detecção de objetos e o Deep SORT para algoritmos de rastreamento de múltiplos objetos. Na contagem global de veículos, a partir dos resultados dos vídeos do mundo real coletados nas estradas brasileiras,obteve-se uma precisão acima de 90%. Além disso, mostrou-se que a proposta desta pesquisa superou outras ferramentas sugeridas anteriormente com precisão de 99,15% em conjuntos dedados públicos. Na contagem classificatória de veículos, com base nos resultados obtidos em duas horas de vídeos reais utilizados em pesquisas de contagem de tráfego, alcançou-se um valor preditivo positivo acima de 89,85% e sensibilidade (recall) acima de 87,32%. Esse resultado na contagem classificatória de veículos foi coletado utilizando quatro cenários diferentes e a tabela de classificação do DNIT com 14 classes. Os resultados apontam que a solução proposta permite automatizar as pesquisas volumétricas de tráfego de forma não invasiva e de baixo custo.”

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