Divulgação - Defesa Nº 228

Aluno: Patrícia Coimbra Mergulhão dos Anjos

Título: “Proposta de um componente curricular para ensino de gerenciamento de conflitos na Engenharia de Software baseado em Metodologias Ativas”.

Orientador: Profa. Maria Lencastre P. de Menezes e Cruz

Data-hora: 11/Fevereiro/2021 (10:00h)
Local: Escola Politécnica de Pernambuco – Formato Remoto (http://meet.google.com/agz-howk-vfq)


Resumo:

“Contexto: Conflitos são inerentes às relações humanas, mas são benéficos quando estimulam o pensamento divergente (debates, indagações, pesquisas), a criatividade e a inovação. Como os engenheiros de software realizam interações recorrentes com os stakeholders, precisam de competências como capacidade comunicação, resolução de conflitos, negociação e empatia. Por isso, habilidades técnicas não são suficientes para garantir entregas dentro das especificações dos usuários. Apesar de os currículos de Engenharia de Software focarem nas habilidades técnicas (hard skills), as habilidades comportamentais (soft skills) também são importantes. Dentre as soft skills está a gestão de conflitos durante o desenvolvimento dos projetos. Quando os conflitos são mal gerenciados, podem gerar impactos como suspensão temporária, falta de motivação das pessoas envolvidas no conflito, na equipe e até mesmo nos clientes. A inclusão de novos componentes curriculares, além de uso de estratégias de ensinagem apropriadas, podem fortalecer e consolidar competências relacionadas a soft skills, diferenciando o desempenho dos egressos em Engenharia de Software; podem facilitar a forma Resumo * de interação entre os stakeholders, mitigando possíveis impactos, ou transformando-os em aspectos positivos – como a inovação. Objetivo: Este estudo teve como objetivo propor um componente curricular na Engenharia de Software, através de um Canvas de Inovação, que contempla o ensino relacionado à prevenção e ao gerenciamento de conflitos, através do uso de Metodologias Ativas (Design Thinking e Sala de Aula Invertida). Metodologia: Para definir o conteúdo desse componente curricular foram analisadas publicações, livros e cursos de outras áreas relacionadas ao Gerenciamento de conflitos e uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de Metodologias Ativas na Engenharia de Software. Para validar o componente, foi conduzido um estudo de caso com 14 alunos em uma Instituição de Ensino Superior, numa disciplina específica criada para Gerenciamento de Conflitos em TI. As aulas foram conduzidas utilizando Metodologias Ativas (Design Thinking e Sala de Aula Invertida), a fim de ensinar os alunos a lidar com conflitos, através do estudo de cenários reais e utilização de ferramentas criativas. Análise de Dados: A maioria dos alunos (85%) realizou as leituras antes das aulas (proposta da Sala de Aula Invertida); e considerou que o Design Thinking contribuiu no encontro de soluções para prevenir ou resolver os conflitos em Engenharia de Software (92%). Além disso, todos concordaram que, com este componente, desenvolveram mais a colaboração, a empatia e a criatividade ao longo das aulas, competências importantes para saber lidar com conflitos. Conclusão: O componente curricular inovador contribuiu no aprendizado sobre gestão de conflitos de graduandos de Engenharia de Software, demonstrando que as metodologias ativas Design Thinking e Sala de aula invertida, quando combinados de forma dinâmica e propositiva, potencializam esse soft skill tão importante."

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