Divulgação - Defesa Nº 237

Aluno: Wedson Lino Soares

Título: "Otimização de Modelos baseados em Ensemble utilizando Extreme Learning Machine aplicado ao Contexto Educacional".

Orientadora: Roberta Andrade de Araújo Fagundes

Examinador Externo : Telmo de Menezes e Silva Filho - (UFPB)

Examinador Interno : Cleyton M. de O. Rodrigues - (PPGEC)

Data-hora: 28/Junho/2021 (09:00h)
Local: Formato Remoto (http://meet.google.com/uve-bpvb-jge)


Resumo:

O uso de Data Mining (DM) e Machine learning pode levar à extração de informações extremamente úteis quando aplicados a vários contextos. Quando aplicados ao contexto educacional, em um processo chamado de Educational Data Mining (EDM), estas ferramentas ajudam na identificar e predizer fatores que podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, ajudando na abordagem de problemas educacionais, como por exemplo, repetência, reprovação e desempenho acadêmico. As redes neurais fornecem uma alta capacidade de adaptação, podendo ser aplicadas a diferentes contextos, porém o algoritmo padrão de treinamento deste tipo de técnica tende a ser bastante lento, com isso as redes neurais baseadas no algoritmo Extreme Learning Machine (ELM) se destacam graças à sua alta velocidade de treino e alta capacidade de generalização. Porém, este tipo de rede neural pode apresentar instabilidades devido a fatores aleatórios na sua composição, sendo assim a utilização de métodos que busquem corrigir estes problemas de instabilidade podem garantir uma melhoria consistente e robustez. Desta forma, esta pesquisa utiliza modelos combinados através de métodos de ensemble learning baseados em redes neurais do tipo ELM e algoritmos de otimização aplicados ao contexto educacional. Neste contexto, os problemas avaliados foram: a previsão do desempenho de estudantes e da taxa de reprovação em escolas, como também, foram utilizadas bases de benchmark e de simulação para avaliar a consistência dos modelos combinados propostos. Os resultados foram avaliados através de métricas e testes de hipótese para ratificar a eficácia dos modelos combinados propostos. Por fim, foi possível observar os ganhos no uso dos modelos combinados propostos em detrimento dos modelos apresentados na literatura.

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