Divulgação - Defesa Nº 258

Aluno: Frederico Augusto Costa Silva

Título: “Um Sistema Multiagente Baseado na Teoria dos Jogos e em Algoritmos de Aprendizagem de Máquina Para Mediar Ações Cíveis de Contratos na Relação de Consumo”

Orientador: Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues - (PPGEC)

Co-orientadora: Maria Amália Oliveira de Arruda Câmara - (UPE)

Examinador Externo: Ítalo José da Silva Oliveira - (UNIBZ)

Examinador Interno: Carlo Marcelo Revoredo da Silva - (PPGEC)

Data-hora: 30 de setembro de 2022, às 10:00h
Local: Formato Remoto (https://meet.google.com/aux-eeuy-xtv)


Resumo:

         Embora a mediação seja atualmente um serviço profissional, devidamente regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça do Brasil, é uma prática que remonta à Grécia Antiga. No entanto, a necessidade de estabelecer uma resolução pacífica entre as partes é cada vez mais comum e urgente, evitando sobrecarregar o Judiciário com ações que podem ser resolvidas de forma mais ágil. Em suma, a mediação é um processo que se aplica a conflitos e disputas que buscam uma solução mutuamente aceitável, alcançados por meio da comunicação e do diálogo. A mediação se aplica a questões simples, por exemplo, em disputas judiciais envolvendo assuntos relacionados a contratos de consumo, dentro do ramo do Direito do Consumidor. Com a crescente crise econômica, tornou-se muito mais difícil cumprir as obrigações decorrentes desses tipo de consumo, como por exemplo, contratos bancários, planos de saúde, telefonia, entre outros. E essas questões acabam indo para o judiciário, lotando os tribunais e fazendo com que processos mais complexos, que exigem uma intervenção mais cuidadosa do juiz, sofram atraso na sua análise. No campo da matemática, a Teoria dos Jogos é uma abordagem que tem sido convenientemente aplicada em situações de cooperação entre indivíduos, ao mesmo tempo em que analisa diversas possibilidades, combinações e escolhas das partes participantes em busca de uma solução satisfatória. A aplicação da teoria dos Jogos permeia aspectos econômicos, políticos e até mesmo setores culturais e outras situações em que as partes tenham diferentes estratégias, mas cada uma visa maximizar seus ganhos, levando a possíveis conflitos. No campo da Computação, a área conhecida como Sistemas Multiagentes (MAS), busca modelar sistemas compostos de múltiplos agentes, capazes de realizar ações de forma autônoma, além de interagir e engajar-se entre si (para cooperação, coordenação e negociação). Assim, diante da situação exposta, essa pesquisa propõe desenvolver um modelo com um conjunto de agentes que não substituem os mediadores ou as partes, mas recomendam a todos os envolvidos uma solução para o conflito. Foi desenvolvido um modelo multi-agente para simular mediação e, para o agente que realizará a mediação, foi desenvolvido um raciocinador com base em aprendizado de máquina, utilizando como base de dados processos julgados referentes a contratos de consumo

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