A modelagem de processos de negócio é uma prática fundamental para organizações que buscam aprimorar suas estratégias e conquistar vantagens competitivas no mercado. Os modelos resultantes desempenham um papel crucial na documentação e comunicação entre as partes envolvidas, tornando essencial a busca por uma compreensão efetiva. No entanto, a compreensão desses modelos pode ser afetada por diversos fatores, incluindo a complexidade do modelo, a experiência dos projetistas e a notação de modelagem utilizada. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar como diretrizes de boas práticas podem influenciar a compreensão de modelos de processos em BPMN, sub a perspectiva cognitiva. Para alcançar esse objetivo, foram mapeadas as diretrizes existentes na literatura que ainda não haviam sido validadas empiricamente. Em seguida, foi conduzido um quasi-experimento com a participação de 41 participantes, divididos em dois grupos. O primeiro grupo composto de 21 participantes, realizou tarefas de compreensão em modelos sem a aplicação das diretrizes. Utilizaram-se dispositivos biométricos, como rastreamento ocular e eletroencefalograma, para analisar seu comportamento cognitivo dos participantes. Essa análise permitiu a proposição de melhorias nas diretrizes existentes e identificação de oportunidades para criar novas diretrizes. Posteriormente, foi realizada a validação da eficácia cognitiva das diretrizes modificadas e adicionadas ao modelo com o restante dos participantes. Os resultados obtidos revelaram evidências estatisticamente significativas de que os participantes que interagiram com o modelo de processos contendo diretrizes obtiveram melhor desempenho em termos de acurácia, velocidade e facilidade de compreensão. Esses resultados indicam que a adoção de diretrizes nos modelos BPMN pode beneficiar a prática da modelagem de processos. Por fim, este estudo visa contribuir para a melhoria da prática da modelagem de processos, facilitando a adoção efetiva das diretrizes de boas práticas nos modelos BPMN. Isso, por sua vez, promoverá uma maior facilidade na compreensão e comunicação entre as partes envolvidas, melhorando a eficiência e eficácia das atividades relacionadas à modelagem de processos de negócio