Resumo:
"A Engenharia de Requisitos (ER) é um processo abstrato e complexo, difícil de ensinar e aprender. Em geral, durante a disciplina, os alunos não têm uma experiência prática de problemas reais, sendo muitas vezes difícil de obter uma compreensão completa e correta do papel e do impacto dos requisitos. Ao longo dos anos, vários pesquisadores estudaram e propuseram alternativas para um ensino mais efetivo desta matéria. A maioria dos trabalhos reforça a necessidade de expor os alunos a ambientes mais realistas e desafiadores, a fim de proporcionar uma melhor visão prática da ER. Várias pesquisas propõem o uso da aprendizagem baseada em problemas (PBL) como forma de proporcionar uma aprendizagem prática do conteúdo ensinado. Na PBL, devido à ênfase na aquisição de informações em um aprendizado ativo, existe uma dependência da capacidade do aluno de identificar suas próprias necessidades e sua melhor maneira de aprender. Este trabalho faz uma proposta de estruturação da disciplina de ERs, aplicando concomitantemente PBL, para fornecer uma visão prática e real da disciplina e a instrução dos alunos a respeito dos seus próprios estilos de aprendizagem, para ajudá-los no autoconhecimento e no desenvolvimento das suas capacidades de auto-aprendizagem. A proposta foi executada em uma disciplina de ER durante um semestre e os resultados foram avaliados quantitativa e qualitativamente. A utilização da PBL se mostrou positiva no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem auto-dirigida e de trabalho em equipe, assim como no entendimento prático dos conceitos da disciplina. Por outro lado, não houve um resultado conclusivo de que a utilização de estilos de aprendizagem auxiliem os alunos na obtenção de um maior aprendizado."