Divulgação - Defesa Nº 231

Aluno: José Vinícius Vieira Lima

Título: “Guia de Apoio para o Processo de Ensino- aprendizagem Ativo da Engenharia de Software”.

Orientador: Profa. Fernanda Maria Ribeiro de Alencar

Examinador Externo : Jorge da Silva Correia Neto - (UFRPE)

Examinador Interno : Wylliams Barbosa Santos (PPGEC)

Data-hora: 26/Março/2021 (14:00h)
Local: Formato Remoto (https://meet.google.com/fwo-fdyy-bsw)


Resumo:

"Nos últimos anos, o ensino em Engenharia de Software (ES) evoluiu tanto na teoria, quanto na prática, tendo como propósito atender às exigências da sociedade e ao dinamismo da indústria de software que requisita por profissionais qualificados. Neste sentido, o uso de Metodologias Ativas (MAs) vem ganhando destaque no ensino em ES como alternativas que potencializam o aprendizado mais significativo, aproximando a academia da indústria e estimulando destrezas por intermédio de uma formação humanística, crítica e reflexiva. Apesar de tais benefícios, os docentes da área relatam que ainda existe um baixo entendimento sobre a utilização e seleção dessas estratégias, tornando a implantação um desafio. Associado ao entendimento, pode-se elencar a carência de materiais e ferramentas que proporcionem o apoio para que os docentes selecionem a metodologia ativa que melhor se enquadre diante do contexto a ser aplicada. Frente a essa situação, este trabalho possui como objetivo auxiliar os docentes a selecionarem MAs adequadas, intencionando a adoção da aprendizagem ativa no processo de ensino em ES, de modo que alavanque o desenvolvimento de competências e habilidades nos discentes. Para esse fim, desenvolveu-se um guia de apoio que oportuniza o docente a selecionar o tipo de metodologia ativa a ser introduzida no ensino em ES a partir da identificação do perfil e do estilo de aprendizagem dos discentes. O trabalho foi realizado através da abordagem de pesquisa Design Science Research. Inicialmente, conduziu-se uma Revisão Sistemática da Literatura que possibilitou a compreensão dos aspectos associados ao uso das MAs no ensino em ES. Em paralelo, aplicou-se um survey com docentes da ES em Instituições de Ensino Superior a fim de adquirir diretrizes mais consistentes no tocante ao campo de atuação e nos cenários reais de aplicação das MAs. Adicionalmente, o guia de apoio foi desenvolvido com base na realização de dois ciclos de design intercalados por um ciclo de avaliação. Ao final, a validação sucedeu-se mediante a aplicação de um questionário com um painel composto por especialistas que atuam na área de ensino em ES. De acordo com as avaliações, os resultados evidenciaram um bom nível de aceitação do guia de apoio, bem como indicativos de sua compreensão, clareza, facilidade de uso, organização e flexibilidade. Além disso, o guia de apoio favorece a visualização e seleção das MAs de modo que essas ações possam ser realizadas com baixo nível de esforço e por docentes que possuam poucas habilidades. Assim, a análise desses resultados permite, dentro dos limites estabelecidos, concluir que o guia de apoio pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ativa em ES."

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