"Com o rápido avanço da tecnologia e o crescimento da educação a distância (EAD), surge a necessidade de explorar e compreender como os assistentes virtuais podem impactar o engajamento dos estudantes nesse ambiente. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de um assistente virtual no perfil de engajamento de estudantes em um curso online. Para alcançar esse objetivo, um experimento foi conduzido com um grupo de 40 estudantes onde o curso foi realizado no Moodle em rede local. Os alunos iniciaram o curso sem o Avatar Educação e depois o Avatar Educação foi inserido no ambiente. A avaliação do engajamento dos estudantes foi realizada por meio de indicadores como o número de acessos ao fórum, Número de mensagens postadas no fórum pelo estudante, Número de atividades completas no prazo correto, Número de acessos ao AVA e Notas finais. Além disso, foram aplicados questionários para coletar percepções subjetivas dos estudantes sobre a influência do Avatar Educação no perfil de engajamento dos alunos. Os resultados mostraram que quando o Avatar Educação foi inserido no Moodle,os alunos apresentaram um maior nível de comprometimento. Para realizar o agrupamento dos alunos, foi utilizado o K-means, Os estudantes que utilizaram o Avatar Educação relataram uma maior sensação de apoio e orientação durante o curso, o que contribuiu para sua motivação e comprometimento com as atividades. Esses achados sugerem que a presença de um Avatar Educação pode influenciar no perfil de engajamento dos estudantes em ambientes de EAD. Os resultados deste estudo fornecem insights valiosos para instituições educacionais e desenvolvedores de plataformas de EAD, indicando que a incorporação de assistentes virtuais."