DEFESA Nº 132
Discente: Rildo Pereira Alves Junior
Título: “Desenvolvimento de Classificador Veicular Utilizando Árvore de Decisão e Floresta Aleatória com Aplicação do Conceito de Direção Defensiva em Dados Veiculares e Método de Alerta em Tempo Real para Aplicação em Seguro Baseado em Uso”
Orientador: Prof. Dr. Gustavo Oliveira Cavalcanti.
Coorientador: Prof. Dr. Marcílio André Félix Feitosa.
Examinador Interno: Prof. Dr. Paulo Hugo Espírito Santo Lima (UPE)
Examinador Externo: Prof. Dr. João Fausto Lorenzato de Oliveira (UPE)
Data-hora: 28/12/2021, às 14h
Local: Formato Remoto
CÓDIGO DA SALA - Google meet: RESTRITO
Resumo do Projeto:
Os acidentes de trânsito são umas das maiores causas de óbitos no mundo e o motorista é o maior responsável pela causa dos acidentes. Alternativas de educação do condutor têm sido utilizadas para a sua conscientização e o curso de direção defensiva visa o preparo dos motoristas para terem um comportamento responsável no trânsito. O modelo de seguro automotivo, conhecido como Seguro Baseado em Uso (UBI), também motiva o comportamento mais responsável por parte dos motoristas, pois analisa o comportamento do condutor para definir o valor da taxa do seguro; quanto mais responsável for o comportamento, menor o valor do seguro. Com a evolução tecnológica dos automóveis, é possível obter informações do funcionamento dos sensores do veículo por meio das Unidades de Controle Eletrônico (ECUs), que se comunicam com dispositivos externos pela interface de diagnóstico do padrão OBD-II (On-Board Diagnostics II). Os dados disponíveis do veículo podem ser utilizados para analisar a condução do motorista e identificar se seu comportamento está agressivo, podendo causar acidentes. O presente trabalho descreve o processo de obtenção e utilização dos dados veiculares em algoritmos de aprendizado de máquina para classificar a condução do veículo. É utilizado o conceito de direção defensiva do DENATRAN para desenvolver conduções seguras e inseguras e gerar a base de dados do classificador. O sistema desenvolvido coleta as infomações das ECUs e, com os algoritmos de Árvore de Decisão (AD) ou Floresta Aleatória (FA), realiza a classificação binária da condução, em tempo real, classificando-a como segura ou insegura; se a condução for detectada como insegura, o sistema alerta o condutor. Assim, o condutor pode corrigir seu comportamento e conduzir o veículo de forma segura. As acurácias alcançadas nos testes do classificador final foram de 87% com AD e 90,3% com FA. Um sistema de alerta de condução em tempo real é proposto, com análise do comportamento do condutor, para minimizar os erros pontuais de classificação e alertar corretamente o condutor que desenvolver uma condução insegura. Este sistema de alerta em tempo real tem potencial aplicação no ramo de seguros baseados em uso.
Palavras-chave: alerta de condução, direção defensiva, dados veiculares, aprendizado de máquina, UBI;