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Discente: CAUÊ NOGUEIRA DA SILVA

Título: TRANSPORTE DE CALOR EM DISPOSITIVOS BASEADOS EM CRISTAL LÍQUIDO

Orientador: PROF. DR. MARCONE ISIDÓRIO DE SENA JUNIOR

Coorientador: PROF. DR. ANDRÉ LUIS DA MOTA VILELA

Examinador Externo: PROF. DR. ANTÔNIO MURILO SANTOS MACÊDO

Examinador Interno: PROF. DR. DIEGO JOSÉ RÁTIVA MILLÁN

Data: 30 DE JUNHO DE 2025

Horário: 10:00

Local: On-line

Resumo do projeto: Discente: BRUNO FALCÃO ANDRADE

Título: MODELAGEM PREDITIVA DA ENERGIA REGENERATIVA EM TRENS METROFERROVIÁRIOS UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA: APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA BESS PARA O METRÔ DO RECIFE

Orientador: PROF. DR. MANOEL HENRIQUE DA NÓBREGA MARINHO 

Co-orientador: PROF. DR. TÚLIO SILVA COSTA

Examinador Externo: PROF. DR. HUGO VALADARES SIQUEIRA

Examinador Interno: PROF. DR. GEORGE OLIVEIRA DE ARAÚJO

Data: 09 DE JUNHO DE 2025

Horário: 15:00

Local: On-line

Resumo do projeto: 

Responsável por uma parcela significativa das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), o setor de transportes requer um conjunto integrado de ações técnicas, operacionais e políticas para se adequar às expectativas de emissões líquidas zero até 2030. Nesse contexto, a expansão e modernização da infraestrutura metroferroviária de tração elétrica representa um elemento central para acelerar o processo de descarbonização do transporte urbano de forma inclusiva, equitativa e socialmente responsável. A introdução de tecnologias que visem o aproveitamento da energia regenerativa da frenagem de trens elétricos representa uma ação importante para melhorar a eficiência operacional e energética desse modal de transportes. Diante das evoluções tecnológicas, do crescimento de mercado nos últimos anos e pela versatilidade de aplicações, os Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (Battery Energy Storage Systems - BESS) se apresentam com grande potencial para desempenhar um papel estratégico importante no desenvolvimento sustentável da infraestrutura metroferroviária. Contudo, diante da intermitência da energia regenerada, otimizar o dimensionamento de sistemas BESS requer uma previsão precisa dos perfis de carga e regeneração. A utilização dos dados reais operacionais dos trens, aliadas à aplicação de técnicas de modelagem preditiva apresenta-se como uma abordagem promissora para aprimorar a acurácia das previsões. Essa combinação possibilita não apenas a otimização técnica e econômica do dimensionamento dos sistemas BESS, como também contribui para a eficiência global e o avanço sustentável do transporte ferroviário urbano.

Palavras-chave: Diodos Térmicos, Retificadores Térmicos, Transporte de Calor, Cristais Líquidos, Cristais Líquidos Nemáticos, Teoria de Oseen-Frank.

Discente: BRUNO FALCÃO ANDRADE

Título: MODELAGEM PREDITIVA DA ENERGIA REGENERATIVA EM TRENS METROFERROVIÁRIOS UTILIZANDO APRENDIZADO DE MÁQUINA: APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA BESS PARA O METRÔ DO RECIFE

Orientador: PROF. DR. MANOEL HENRIQUE DA NÓBREGA MARINHO 

Co-orientador: PROF. DR. TÚLIO SILVA COSTA

Examinador Externo: PROF. DR. HUGO VALADARES SIQUEIRA

Examinador Interno: PROF. DR. GEORGE OLIVEIRA DE ARAÚJO

Data: 09 DE JUNHO DE 2025

Horário: 15:00

Local: On-line

Resumo do projeto: 

Responsável por uma parcela significativa das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), o setor de transportes requer um conjunto integrado de ações técnicas, operacionais e políticas para se adequar às expectativas de emissões líquidas zero até 2030. Nesse contexto, a expansão e modernização da infraestrutura metroferroviária de tração elétrica representa um elemento central para acelerar o processo de descarbonização do transporte urbano de forma inclusiva, equitativa e socialmente responsável. A introdução de tecnologias que visem o aproveitamento da energia regenerativa da frenagem de trens elétricos representa uma ação importante para melhorar a eficiência operacional e energética desse modal de transportes. Diante das evoluções tecnológicas, do crescimento de mercado nos últimos anos e pela versatilidade de aplicações, os Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (Battery Energy Storage Systems - BESS) se apresentam com grande potencial para desempenhar um papel estratégico importante no desenvolvimento sustentável da infraestrutura metroferroviária. Contudo, diante da intermitência da energia regenerada, otimizar o dimensionamento de sistemas BESS requer uma previsão precisa dos perfis de carga e regeneração. A utilização dos dados reais operacionais dos trens, aliadas à aplicação de técnicas de modelagem preditiva apresenta-se como uma abordagem promissora para aprimorar a acurácia das previsões. Essa combinação possibilita não apenas a otimização técnica e econômica do dimensionamento dos sistemas BESS, como também contribui para a eficiência global e o avanço sustentável do transporte ferroviário urbano.

Palavras-chave: Transporte Metroferroviário; Energia Regenerativa; Aprendizagem de Máquina; BESS.

Discente: RAFAEL JOSÉ CAVALCANTI LICARIÃO

Título: GIANT MAGNETOIMPEDANCE CO90P10 MEANDER SENSING ELEMENTS ELETRODEPOSITED OVER PRINTED CIRCUIT BOARD

Orientador: PROFA. DRA. GILVÂNIA LÚCIA DA SILVA VILELA

Co-orientador: PROF. DR. FERNANDO LUIS DE ARAÚJO MACHADO

Examinador Externo: PROF. DR. RAFAEL OTONIEL RIBEIRO RODRIGUES DA CUNHA

Examinador Interno: PROF. DR. RICARDO ATAÍDE DE LIMA

Data: 11 DE ABRIL DE 2025

Horário: 14:00

Local: On-line

Resumo do projeto: 

Este estudo explora a fabricação e caracterização de elementos sensores magnéticos em formato de meandro de Co90P10 utilizando as técnicas de placa de circuito impresso (PCI) e eletrodeposição. Sensores meândricos baseados no efeito magnetoimpedância gigante (MIG) são excelentes candidatos para aplicações magnéticas devido ao seu baixo custo, sensibilidade ajustável, compacidade e operação em temperatura ambiente. O efeito MIG é caracterizado por variações gigantescas na impedância Z dos materiais magnéticos sob campos magnéticos H baixos. Três elementos sensores com espessuras médias de camada de CoP de 4,2, 9,8 e 15,0 micrômetros foram produzidos em estruturas de cobre na forma de meandro padronizadas em substratos de fibra de vidro de PCI para investigar a influência da geometria nos sinais de MIG. As amostras passaram por várias medições, como a determinação de histerese em um magnetômetro de amostra vibratória (MAV) e medições de impedância sob uma variação do campo magnético externo usando um analisador de rede vetorial (ARV). No último, diferentes frequências f da corrente alternada aplicada e as direções do campo magnético externo foram testadas. Os resultados indicam que a amostra mais espessa atingiu a maior razão MIG de 55,4%, correspondendo a delta_Z = 66,3 Ohms, sob uma corrente alternada de aproximadamente 3,07 mA, f= 1,8 GHz e um campo externo de 58,8 Oe na orientação longitudinal ao longo do trilho do meandro no plano. Comprovada pelas curvas de histerese como o eixo fácil, essa direção forneceu as respostas de MIG mais estáveis e mais intensas. A maior sensibilidade alcançada, medida em 2,9 Ohms/Oe para f= 1,0 GHz, foi observada na amostra mais fina na direção longitudinal de H, provavelmente devido aos efeitos iniciais de ressonância ferromagnética (FMR) e alinhamento de campo otimizado. Essas descobertas sugerem que, enquanto elementos de CoP mais espessos aumentam a estabilidade e a magnitude da MIG, estruturas mais finas melhoram a sensibilidade, mas ambos os máximos ocorreram na faixa de frequência de FMR. A combinação de um processo de fabricação econômico e a estabilidade inerente da liga amorfa de CoP torna esses elementos sensores candidatos promissores para detecção precisa de campo magnético em aplicações industriais, biomédicas e científicas.

Palavras-chave: Magnetoimpedância Gigante; Sensores magnéticos; Sensores meandros; Eletrodeposição; Placa de circuito impresso; CoP.

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