Eventos

Discente: RENATTA MARIA DUARTE NIGRO

Título: TRANSFORMADA MANOBRÁVEL QUADRIDIMENSIONAL DO COSSENO COM APLICAÇÃO EM CIFRAGEM DE LIGHT FIELD

Orientador: PROFA. DRA. VERUSCA SEVERO DE LIMA

Co-orientador: PROF. DR. FRANCISCO MADEIRO BERNARDINO JUNIOR

Examinador Externo: PROF. DR. WASLON TERLLIZZIE ARAÚJO LOPES

Examinador Interno: PROF. DR. DANIEL AUGUSTO RIBEIRO CHAVES

Data: 31 DE MARÇO DE 2025

Horário: 14:00

Local: SALA DE ATOS (CSEC)

Resumo do projeto: 

As imagens de campo de luz (LF, do inglês light field) são estruturas quadridimensionais (4D) que capturam informações detalhadas sobre a luz, contemplando informações sobre as direções dos feixes de luz (características angulares), bem como a intensidade e frequência da luz (características espaciais), proporcionando uma representação rica e complexa de cenas 3D. Uma imagem LF pode ser criada por meio da inserção de fatias bidimensionais (2D) na representação 4D, em que múltiplas vistas de uma cena são utilizadas para criar novos pontos de vista. A cifragem de LF é um tema de pesquisa desafiador devido à alta dimensionalidade desse tipo de dado. Apesar de já existirem muitos trabalhos na literatura sobre a cifragem de imagens, há uma carência de esquemas voltados para imagens LF, principalmente estudos que explorem toda a estrutura 4D, em que a maioria deles explora apenas o plano espacial ou realiza a cifragem em cada uma das visualizações 2D separadamente. Estimulado pelo cenário exposto, este Trabalho apresenta a definição de duas versões da transformada do cosseno para o espaço 4Dl baseada em rotações, a transformada discreta quadridimensional manobrável do cosseno (4D-SDCT, do inglês four-dimensional steerable discrete cosine transform) e a transformada numérica quadridimensional manobrável do cosseno (4D-SCNT, do inglês four-dimensional steerable cosine number transform), que podem ser vistas, respectivamente, como uma generalização das tradicionais transformada discreta do cosseno (DCT, do inglês discrete cosine transform) e transformada numérica do cosseno (CNT, do inglês cosine number transform), adaptadas para operar em quatro dimensões. A transformada proposta 4D-SCNT é avaliada no cenário de cifragem de LF, contemplando toda a estrutura 4D da imagem LF e utilizando os ângulos de rotação como chave secreta do esquema de cifragem. O referido esquema mostra-se robusto contra os principais ataques criptográficos e sensível a mudanças na chave secreta. Quando comparada a outras técnicas existentes na literatura, os resultados proporcionados pelo uso da 4D-SCNT na cifragem de LF se apresentaram superiores em termos de tamanho do espaço de chaves e coeficiente de correlação

Palavras-chave: Imagem light field; imagem 4D; cifragem de imagens; transformada numérica do cosseno; transformada discreta do cosseno.

Discente: GIULIANO PORCIÚNCULA GUEDES

Título: CONSENSUS EFFECTS OF SOCIAL MEDIA SYNTHETIC INFLUENCE GROUPS ON SCALE-FREE NETWORKS

Orientador: PROF. DR. ANDRÉ LUIS DA MOTA VILELA

Co-orientador: PROF. DR. MARCONE ISIDORIO DE SENA JUNIOR

Examinador Externo: PROF. DR. ADAUTO JOSE FERREIRA DE SOUZA

Examinador Interno: PROF. DR. LUÍS ARTURO GOMEZ MALAGÓN

Data: 28 DE MARÇO DE 2025

Horário: 14:00

Local: ONLINE

Resumo do projeto: 

As plataformas online de interações sociais são uma parte essencial da sociedade moderna. Com o avanço da tecnologia e a ascensão de algoritmos e da inteligência artificial, o conteúdo é filtrado sistematicamente, facilitando a formação de bolhas de filtro. Este trabalho investiga os efeitos de visibilade limitada no consenso social utilizando o modelo do voto da maioria de dois estados em redes livre de escala de Barabási-Albert. Na evolução do consenso, cada indivíduo assimila a opinião da maioria de seus vizinhos com probabilidade 1→q e discorda com chance q, conhecido como o parâmetro de ruído social. Definimos o parâmetro de visibilidade V como a probabilidade de um indivíduo considerar a opinião de um vizinho em uma interação específica. O parâmetro V nos permite modelar o fenômeno de visibilidade limitada que produz vizinhanças sintéticas em interações online. Utilizamos simulações de Monte Carlo e análise de escala de tamanho finito para obter o parâmetro de ruído crítico como uma função da visibilidade V e do parâmetro de crescimento z. Identificamos os expoentes críticos ω/ε ̄, θ/ε ̄, e 1/ε ̄, validando sua relação unitária para redes complexas. Nossa análise mostra que a instalação e manipulação de grupos de influência sintética prejudica criticamente a robustez do consenso.

Palavras-chave: Complex systems, Consensus dynamics, Phase transition, Critical phenomena

Pagina 1 de 31

Go to top Menu