Em palestra aberta, Marianna apresentará sua pesquisa de doutorado em Estudos de Futuros, uma pesquisa interdisciplinar que junta um pouco de ciências sociais, ciências políticas, meio ambiente, geografia, entre outras de forma a explorar cenários futuros para o Mosaico do Baixo Rio Negro.
Com uma metodologia participativa, Marianna visa colaborar com o Conselho do Mosaico para o desenvolvimento de planos estratégicos.Esse processo tem o objetivo de engajar estes atores no pensamento de longo prazo, e assim fortalecer a resiliência de populações hoje vulneráveis. A mesma palestra será ministrada na UFAM, no mesmo dia, no período da manhã (veja no anexo os detalhes, por favor). Ambas são abertas ao público.
Além das palestras, Marianna gostaria de convidar a todos(as) para uma oficina a ser realizada na quarta-feira, 19 de julho das 9h às 16h na UFAM.
Como parte de sua pesquisa de campo, a pesquisadora convida professores, pesquisadores e docentes associados da UFAM, INPA e outras instituições interessadas para uma oficina onde cenários futuros serão produzidos coletivamente, de forma a juntarmos conhecimentos acadêmicos locais e imaginários de nosso corpo docente sobre possíveis futuros para a região do Baixo Rio Negro.
A metodologia aplicada nessa oficina é uma criação da pesquisadora, que une aspectos do “laboratório de letramento de futuros" (Futures Literacy Lab) com mapeamento participativo (SIGP), gerando então mapas de cenários futuros.
O evento é gratuito, com vagas limitadas para 30 pessoas. Para garantir seu assento, inscreva-se pelo link: https://www.even3.com.br/amazonia2040/