O PPG BADPI começou apenas com o nível de Mestrado, e foi um dos primeiros programas incluídos na área de Ecologia e Meio Ambiente da CAPES, na região norte do país. No início o PPG BADPI dependia da colaboração de vários professores externos (USP, UNESP, Federais) mas, à medida que novos doutores foram se formando, essa dependência foi diminuindo gradativamente e novos doutores foram se credenciando, formando o que é hoje o núcleo permanente do curso. O BADPI recebeu em sua última avaliação o conceito CAPES 5.

Os alunos interessados em participar do Processo Seletivo anual ao mestrado no BADPI, favor buscar no menu superior da pagina principal do BADPI o botão "Admissão". O Edital e informações sobre o Processo Seletivo serão oportunamente publicados a cada ano. Caso deseje mais informações, contactar a secretaria no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (92) 3643-3344.

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INSTRUÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Art 54º - Os discentes de mestrado e doutorado deverão submeter-se ao Exame de Qualificação, perante banca indicada pelo CP do PPG BADPI.

Art. 55º - O exame de qualificação para o Mestrado visa avaliar a capacidade do discente em comunicar suas ideias por escrito, verbal e visualmente. Consta da avaliação do projeto escrito e apresentação pública e presencial do projeto de dissertação, seguida por arguição oral.

§ 1º – O estudante será avaliado nos seguintes aspectos:

- capacidade de apresentar e contextualizar o projeto de dissertação por meio do projeto escrito e da apresentação oral,

- capacidade e conhecimento científico do discente em gerenciar as diversas áreas do

conhecimento relacionadas ao tema de sua dissertação, bem como integrar e aplicar os

conhecimentos nas áreas de atuação do PPG BADPI,

- método científico e as questões a serem respondidas,

- delineamento amostral a ser utilizado para responder as questões,

- viabilidade de execução do projeto no prazo.

§ 2º - O discente de mestrado deverá obter aprovação no Exame de Qualificação até o dia 30 de novembro (do ano de ingresso no BADPI).

§ 3º - Ao encaminhar o projeto de dissertação o orientador deverá também sugerir pelo menos 7 (sete) nomes para compor a banca examinadora do Exame de Qualificação, com a concordância dos mesmos e ciência do orientando. O CP definirá os membros da Banca Examinadora, podendo acatar ou não as sugestões do orientador. A banca será formada por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, sendo vetada a participação do orientador e coorientador, se houver, como membro da banca julgadora.

OBS: recomenda-se que pelo menos dois dos nomes indicados sejam docentes do PPGBADPI.

§ 4º - poderão participar como membros de bancas julgadoras do projeto pesquisadores e/ou docentes doutores.

§ 9º - Na apresentação da Aula de Qualificação o discente disporá de, no mínimo, 30 (trinta) minutos e no máximo 50 (cinquenta) minutos para a exposição. Cada membro da banca julgadora disporá de até 20 (vinte) minutos para arguição, tendo o discente igual tempo para resposta. Em seguida, cada membro emitirá parecer considerando a apresentação oral e emitirá parecer “aprovado” ou “reprovado”. O parecer final será aquele emitido pela maioria dos membros da banca.

§ 10º - Ao discente que for reprovado no Exame de Qualificação será permitido repeti-la uma vez, desde que observado o prazo estabelecido no § 2º do presente artigo. O discente que for reprovado no exame de qualificação será desligado do programa.

Parágrafo único - Poderão participar como membros de bancas julgadoras de aula de qualificação doutores exercendo atividades de ensino e/ou pesquisa. O orientador deverá encaminhar ao CP a sugestão de pelo menos 7 (sete) nomes para compor a banca examinadora do exame de qualificação, com a concordância dos mesmos e ciência do orientado. A Banca Julgadora do Exame de Qualificação, tanto do mestrado como do doutorado, definida pelo CP, será formada por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, sendo vetada a participação do orientador e coorientador, se houver, como membro da banca julgadora.

 

ROTEIRO PARA SOLICITAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO MESTRADO

1. Solicitação de Agendamento do Exame de Qualificação de Mestrado(clique aqui para obter modelo);

2. Parecer dos membros da banca examinadora (clique aqui para obter modelo), que deve ser preenchido com as informações necessárias e, após a apresentação e arguição, deve ser enviado a cada examinador para emitir seu parecer e assinar o documento. Imediatamente após a defesa o orientador deverá encaminhar este documento, assinado pelos examinadores, para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Certificado de Participação dos membros da banca examinadora, aprovada pelo conselho, (clique aqui para obter modelo), deve ser preenchido com as informações necessários e enviado para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para assinatura do(a) Coordenador(a) do BADPI, que o devolverá ao orientador antes da defesa para que seja entregue e/ou enviado a cada examinador;

4. Encaminhamento da versão corrigida (quando for o caso) do Projeto de Dissertação de Mestrado(clique aqui para obter modelo) para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

OBS: Caso o Exame seja feito remotamente deve ser observado seu caráter público, neste caso o “link” para acesso à aula deve ser público e será divulgado para que todos os interessados possam assistir ao evento.

Ao sugerir nomes para compor as bancas recomenda-se que hajam pelo menos um membro do PPG-BADPI e pelo menos um nome de fora do Programa.

 

 NORMAS E ROTEIRO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (Outras informações detalhadas, clique aqui)

Art. 62º - As dissertações e teses podem ser redigidas em capítulos na forma de artigos em inglês. As normas para redação do texto, estão determinadas no art. 49 do Regulamento Geral do PPG-INPA.

SEÇÃO VIII - DAS BANCAS JULGADORAS E DAS DEFESAS

Art. 63- O orientador, juntamente com o seu orientando, encaminhará ao CP do PPG BADPI, solicitação de agendamento de defesa mediante apresentação dos documentos abaixo:

§ 1º Cópia da dissertação ou tese.

§ 2º Formulário de contagem oficial dos créditos e histórico escolar. Estes documentos devem ser solicitados à secretaria e encaminhados ao CP juntamente com os documentos mencionados acima.

§ 3º Para o Doutorado será exigido o comprovante de ao menos um artigo aceito ou publicado em revista com Qualis Bl ou superior referente aos objetivos da tese.

Art. 64º - A defesa ocorrerá de acordo com o art. 52. do Regulamento Geral do PPG- INPA.

§ 1º - A banca será constituída por 5 (cinco) membros (três titulares e dois suplentes) no caso de Mestrado, e por 7 (sete) membros (cinco titulares e dois suplentes) no caso de Doutorado. todos com o título de Doutor.

§ 2º - O orientador deverá sugerir nomes de membros para a composição da banca.

§3º - A banca julgadora da dissertação ou da tese será definida pelo CP. Ela será constituída, no mestrado, por no mínimo 2 (dois) membros externos, sendo pelo menos I (um) titular, e, no doutorado, 3 (três) membros externos, sendo pelo menos 2 (dois) titulares. O orientador,  o(s) coorientador(es) e o orientador substituto, se houver, não poderão fazer parte da banca. Entenda-se por membros externos aqueles não vinculados ao PPG BADPI. Em caráter excepcional, composições de bancas diferentes das acima mencionadas poderão ser aceitas pelo CP, desde que devidamente justificadas pelo orientador.

§ 4º - A banca será presidida pelo membro do Programa residente e/ou com o maior tempo de titulação.

§ 5º - Após definição da banca julgadora de Dissertação/Tese, a Secretaria do PPG BADPI encaminhará a dissertação ou tese aos membros da banca.

§ 6º - O CP marcará a Defesa dentro de um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias após a escolha da banca.

Art. 65º - A Defesa Pública e Presencial consistirá na apresentação de seu trabalho, seguida de arguição pelos membros da banca.

§1º - O discente terá até 60 (sessenta) minutos para a apresentação de seu trabalho.

§ 2º - Cada membro da banca disporá de até 30 (trinta) minutos para arguição, e o discente igual tempo para resposta.

Art. 66º - Após o término da arguição, os membros da banca se reunirão reservadamente para emitir o parecer final sobre a dissertação ou tese.

§ 1º - A dissertação ou tese será considerada aprovada se prevalecer a decisão da maioria (dois para Mestrado e três para Doutorado) ou por unanimidade de seus membros.

§ 2º - A dissertação ou tese será considerada reprovada se prevalecer a decisão da maioria (dois para Mestrado e três para Doutorado) ou por unanimidade de seus membros.

§ 3º - A critério da banca julgadora da dissertação ou tese, a aprovação do discente poderá vir acompanhada das menções “distinção” ou “distinção e louvor”. A menção com “distinção e louvor” somente será atribuída por decisão unânime dos membros da banca julgadora. No caso da maioria aprovar com “distinção” e/ou “distinção e louvor”, será atribuída a menção “distinção”.

§ 4º — Ao final da defesa pública será redigida uma Ata contendo o parecer final e a assinatura de todos os membros da banca.

Art. 67º - O discente aprovado disporá de. no máximo, 30 (trinta) dias para entregar à Secretaria do Programa a versão final contendo as modificações sugeridas pela banca julgadora. Caso uma nova versão não seja encaminhada, a versão submetida inicialmente à banca será considerada como versão final.

 

ROTEIRO PARA SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DA DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

1. Solicitação de Agendamento da Defesa da Dissertação de Mestrado(clique aqui para obter modelo);

2. Cópia digital da versão final da Dissertação em formato MSWORD e PDF;

ATENÇÃO: 
CAPES e FAPEAM disponibilizam anualmente recursos que são utilizados para a manutenção da estrutura física do PPG BADPI e subsídio de atividades práticas e de campo. O INPA fornece toda a infraestrutura local do BADPI bem como os laboratórios temáticos, laboratórios dos orientadores, além de água, energia, internet, etc.
Por isso, TODOS os estudantes devem fazer menção de agradecimento em suas dissertações, teses, artigos e demais publicações à CAPES e FAPEAM pelos recursos disponibilizados ao PPG BADPI e ao INPA pela infraestrutura.
Para facilitar este texto padrão deve ser inserido nas teses, dissertações, resumos, etc:

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e FAPEAM POSGRAD".

e artigos e demais publicações produzidas em inglês

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001 and FAPEAM POSGRAD".

Lembre-se de agradecer também à agência de fomento que concedeu sua bolsa.

 

3. Declaração oficial de integralização dos créditos em disciplinas exigidos para o Mestrado (solicitar pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. );

4. Histórico escolar atualizado (solicitar pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

OBS: Todos os modelos devem ser preenchidos, devidamente assinados, salvos em PDF (exceto uma das cópias da dissertação) e anexados a uma mensagem de e-mail, enviada pelo orientador, encaminhando toda a documentação exigida para o agendamento da defesa de Dissertação.

Após a aprovação da solicitação de agendamento e da banca examinadora, o estudante/orientador deverá fazer “download” dos modelos de documentos abaixo e preenchê-los com as informações necessárias (o estudante/orientador devem comunicar aos membros da banca sua escolha como examinador, titular ou suplente e confirmar a participação na defesa):

1. Parecer individual dos membros da banca examinadora da Dissertação de Mestrado (clique aqui para obter modelo), deve ser preenchido com as informações necessárias e entregue a cada examinador para que emita seu parecer e aponha sua assinatura. Imediatamente após a defesa o orientador deverá encaminhá-lo para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. Ata da Defesa da Dissertação de Mestrado (clique aqui para obter modelo). Preencher com as informações adequadas nos locais indicados. Após a defesa, os examinadores deverão preencher a ata e assiná-la. A Ata assinada deve ser encaminhada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para a assinatura da Coordenação.

3. Certificado de Participação dos membros aprovados pelo conselho para compor a banca examinadora da Dissertação de Mestrado (clique aqui para obter modelo), deve ser preenchido com as informações necessários e enviado para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para assinatura do(a) Coordenador(a) do BADPI, que o devolverá ao orientador antes da defesa para que seja entregue e/ou enviado a cada examinador;

4. Carta de encaminhamento da versão final corrigida da Dissertação de Mestrado(clique aqui para obter modelo) para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; O prazo para encaminhamento da versão corrigida do Plano de Dissertação são 15 dias após a defesa.

OBS: Caso o Exame da Dissertação de Mestrado seja feito em sessão remota, deve ser observado seu caráter público, neste caso o “link” para acesso à aula deve ser público e será divulgado para que todos os interessados possam assistir ao evento, sem a necessidade de qualquer aprovação para isso. Quando for este o caso, os pareceres deverão ser enviados previamente aos examinadores e estes após emitirem seus pareceres e assinarem estes documentos, deverão imediatamente enviá-lo ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

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