O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está de luto! A herpetofauna está de luto! Perdemos no último domingo (17) um dos maiores especialistas em conservação e ecologia de tartarugas de água doce do mundo, o pesquisador e curador da Coleção de Anfíbios e Répteis do Inpa, o Dr. Richard Carl Vogt, de 71 anos. Dick, como era mais conhecido o americano naturalizado brasileiro, é um dos pioneiros em pesquisas sobre a influência da temperatura de incubação na determinação do sexo em quelônios, bem como em estudos de vocalização em quelônios aquáticos, e contribuiu com a formação de inúmeros acadêmicos e cientistas, da graduação a pós-graduação.
Do sonho e persistência de Dick e colaboradores, em 2015 ganhou vida o Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa/Inpa), que atua na conservação de tartarugas da Amazônia e pesquisas, além de educação ambiental e popularização da ciência, especialmente para os visitantes do Bosque da Ciência. Aliás, desde criança o sonho de Dick era trabalhar na Amazônia e ele veio a convite do também pesquisador do Inpa, Dr. William Magnusson.
Dick, muito obrigado pelos mais de 20 anos de atuação no Inpa e mais de 30 na Amazônia, já que desde 1989 fazia monitoramento de longo prazo de quelônios em ambiente natural na Reserva Biológica do Rio Trombetas no Pará -, pelo trabalho de conservação das tartarugas da Amazônia, pelo conhecimento construído e disseminado ao longo dos anos por meio da popularização da ciência, das orientações, idas a campos, congressos e publicação de diversos trabalhos científicos (mais de 200 artigos científicos, 44 capítulos e 17 livros). É um legado que não será esquecido!
Descanse em paz, Dick! À esposa (Oneide), filhos (Riandro e Rodrigo) e amigos, nossa solidariedade e mais sinceras condolências. A todos que vivenciam perdas, de saúde e de vida, pedimos ao Senhor que fortaleça e renove suas forças para superar esse momento tão difícil de nossas vidas!
A Direção do INPA
Veja as mensagens de agradecimento e despedida ao Dr. Richard Vogt. Clique aqui.