Lamentamos com profundo pesar o falecimento do nosso pesquisador Bazílio Frasco Vianez, de 65 anos, na quarta-feira (27), vítima de Covid-19. Formado em Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Direito, Dr. Bazílio (Doutorado em Wood Science/ Grã-Bretanha) tem uma longa trajetória de atuação com as madeiras da Amazônia, destacando-se com o estudo e caracterização tecnológica de espécies florestais da Amazônia, os efeitos do intemperismo nos componentes químicos da madeira e o potencial de resíduos madeireiros. Atualmente, Bazílio era o titular da Coordenação de Cooperação e Intercâmbio (Cocin/Inpa).
Além da produção científica de artigos, capítulos de livros e livros, Bazílio contribuiu com a formação de novos profissionais, especialmente da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele atuou em sala de aula e na orientação de estudantes, com forte atuação na iniciação científica.
No Inpa, Bazílio seu legado ficará registrado ainda na memória dos seus colegas e na experiência de visitantes do Bosque da Ciência, onde está disponível a “Casa de Rolo Resto”, uma construção sustentável que se baseia na utilização de resíduos madeireiros da Amazônia. A habitação popular, desenvolvida por Bazílio, utiliza roletes (resíduo madeiro resultante do processo de torneamento das toras na confecção do compensado) no lugar de toras, sendo montada com encaixes, e sem a necessidade de pregos.
Bazílio, nosso muito obrigado pelo seu companheirismo, comprometimento, longos anos de dedicação ao Inpa e ao desenvolvimento da tecnologia da madeira, bem como pelo prazer da sua convivência. Descanse em paz! À família (filhos Talísia e Basílio Jr e a esposa Maria Auxiliadora) e amigos, manifestamos nossas sinceras condolências, com desejos de que o Senhor console a cada um e dê a força necessária neste momento de tão grande dor!
Amigos manifestaram sentimentos de pesar e comentaram o legado do pesquisador.